Milhares de estudantes de todos os estados brasileiros participam hoje (15/12) do vestibular próprio 2024 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ao todo, 25.145 candidatos realizaram as provas neste domingo em 39 prédios, sendo 29 deles em Montes Claros.

No município, além das cinco unidades acadêmicas do campus-sede, os estudantes foram alocados em 22 escolas públicas estaduais e municipais, localizadas em diversos bairros; no Centro de Educação Profissional e Tecnológico da Unimontes (CEPT), situado próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José, e no Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Os campi da Unimontes em Almenara, Brasília de Minas, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, São Francisco, Salinas e Paracatu também receberam estudantes neste domingo. A organizadora do certame é a Comissão Técnica de Processos Seletivos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) responsável pela logística e aplicação das provas.

Durante todo o dia, o Diretor Técnico da instituição, Roney Versiani Sindeaux, esteve junto da equipe acompanhando o processo e auxiliando os candidatos. “A Fadenor se orgulha de ser novamente parceira da Unimontes na execução deste processo vestibular que envolve mais de três mil colaboradores para atender aos 25 mil candidatos de várias partes do país, que lotaram os hotéis de Montes Claros, transbordando para as cidades circunvizinhas”, destacou.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, comenta sobre o crescente interesse de pessoas de todo o Brasil pelo vestibular próprio da instituição. “Retomamos o vestibular próprio da Unimontes no ano passado e, desde então, incluímos quatro novos cursos de graduação: Psicologia (em 2023), Farmácia, Cinema e Audiovisual, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura (em 2024). A grande procura e interesse reforçam que estamos no caminho certo, na busca incessante pela transformação da Unimontes em uma das principais instituições de ensino do país”, destaca o reitor.

Mário e Adelaide Gramacho vieram de Brasília para acompanhar a filha Vitória na realização das provas do vestibular de medicina na Unimontes. Eles tiveram que fazer um desvios de mais de 150km para desviar de uma interrupção da via que durou cerca de doze horas. Sem opções em Montes Claros, conseguiram uma hospedagem em Juramento e chegaram cedo ao local de prova na manhã de domingo. Do lado de fora, ficaram na torcida pela filha e emocionados, falaram que teriam feito tudo de novo. A expectativa agora? Que Montes Claros receba e abrace mais uma família e que a notícia do resultado seja só uma: Vitória!!!

Um processo seletivo, duas chances de aprovação

Pela manhã, 12.756 candidatos do Grupo 1 realizaram as provas. Se aprovados, eles iniciarão as aulas no primeiro semestre letivo. Durante a tarde, os portões foram abertos às 14h para receber os 12.485 estudantes do Grupo 2, cujas aulas começam em agosto de 2025. Há duas exceções: os candidatos dos cursos de Letras Inglês (vespertino/Montes Claros) e de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura (matutino, campus Bocaiuva) iniciarão as aulas apenas no segundo semestre de 2025, independentemente do grupo.

A divisão em etapas amplia as chances dos candidatos, permitindo que se inscrevam, no mesmo processo, para duas oportunidades com provas pela manhã e à tarde. As inscrições podem ser para o mesmo curso ou para cursos diferentes, desde que as provas sejam realizadas nos dois turnos. Isso pode aumentar a chance de aprovação, já que o Grupo 1 e o Grupo 2 possuem listas de chamada separadas e provas distintas.

Vestibular 2024 já é considerado um sucesso

Desde as primeiras horas da manhã, a presidente da Coordenação Técnica de Processos Seletivos da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, percorreu o campus, vistoriou os locais de provas e coordenou as equipes para garantir que tudo transcorresse na mais perfeita ordem.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

“O processo seletivo do vestibular próprio transcorreu com tranquilidade, sem maiores intercorrências além do previsto. Esperamos que todos sejam bem-sucedidos nas provas e já agradecemos pela escolha da Unimontes para cursar o ensino superior”, disse a professora.

Apesar do alto número de participantes e dos quase 40 locais de provas, o processo seletivo foi bem sucedido em todas as cidades. “O volume [de participantes] é um indicativo da grandeza e do reconhecimento da Universidade e da credibilidade, responsabilidade e seriedade da Fadenor na execução dos processos seletivos e concursos”, afirmou Diretor Técnico da Fundação, Roney Sindeaux.

Redação do Vestibular

A charge do cartunista Moisés, publicada na prova do período matutino, chama atenção para um tema que voltou a ganhar espaço e preocupação no sistema de saúde e na mídia. A redação deste ano do vestibular teve como tema os “Caminhos para a minimização do estigma associado às pessoas com HIV positivo”.

A charge do cartunista Moisés chama atenção para o tema das ISTs.

Tanto vestibulandos, quanto profissionais do setor de educação, elogiaram a escolha pela atualidade e relevância do assunto. “A Unimontes fez um lindo trabalho com esse tema”, comentou o professor de Linguística e Língua Portuguesa, Willian Fernandes. “Acho que esse tema e os textos vêm para cumprir uma função social porque, além de selecionar os candidatos, também leva informação. Muita gente certamente irá procurar centros de saúde para buscar informações sobre temas como tomar a medicação”, destacou o professor.

Durante a tarde, os estudantes tiveram dois textos para trabalhar na redação, ambos destacando a arte como instrumento de transformação e crítica social. O primeiro deles falava sobre a exposição de 25 desenhos da artista gaúcha, Maria Lídia Magliani com ilustrações que denunciavam os excessos e abusos da didatura militar. O segundo, apresenta o universo da arte contemporânea da artista Negana, através do olhar de Wallace Vivas no texto “A Arte como ferrramenta de conscientização”. Ao final, o estudante deveriam analisar a questão: “A vida imita a arte ou a arte imita a vida?” A arte brasileira como mecanismo de denúncias sociais.

O gabarito com as questões objetivas já pode ser consultado no site da Coteps. O resultado final do processo seletivo será publicado no dia 03 de fevereiro de 2025. Para esclarecimento de dúvidas, a Fadenor disponibiliza os telefones (38) 3690-3932 e (38) 3690-3930. Todas as informações sobre o certame e o acompanhamento das etapas do vestibular podem ser feitos na área do candidato.

Obra da artista Maria Lídia Magliani.

A artista visual Negana, paraibana de João Pessoa radicada em São Paulo, utiliza a arte para desafiar estereótipos, promover a representatividade e combater o racismo

Locais de Prova em Montes Claros

– Escola Estadual Dona Quita Pereira

– Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso

– Escola Estadual Eloy Pereira

– Escola Estadual João de Freitas Neto

– Escola Estadual Maria da Conceição Avelar

– Escola Estadual Nereide Carvalho

– Escola Estadual Professor Hamilton Lopes

– Escola Estadual Professora Helena Prates

– Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos

– Escola Municipal Celestino Pereira Salgado

– Escola Municipal Dominguinhos Pereira (CAIC Maracanã)

– Escola Estadual Dona Vidinha Pires

– Escola Municipal Doutor Cristiano Borém

– Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza

– Escola Municipal João Valle Maurício

– Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro

– Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes

– Escola Municipal Sebastião Mendes

– Escola Municipal Sônia Quadros

– Escola Estadual Carlos Albuquerque

– Escola Municipal Afonso Salgado

– Escola Estadual Bolivar de Andrade

– Universidade Federal de Minas Gerais

– Centro de Educação Profissional e Tecnológico da Unimontes (CEPT)

Relacionadas

Evento marca lançamento do projeto piloto CHARGE no HU
Ciranda da Vida comemora 20 anos com banda de música e testemunhos
Unimontes lança projeto CHARGE: doença de Chagas e Rastreio em Gestantes no Hospital Universitário
Hospital Universitário inaugura nova UTI neonatal com 22 leitos
Unimontes divulga edital para seleção de professores formadores do sistema UAB
Unimontes lança edital para mestrado em Botânica Aplicada