As Solenidades de Outorga de Grau foram realizadas nos dias 20 e 21 de dezembro

Como parte do encerramento do ano letivo, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebrou com orgulho e emoção as Solenidades de Outorga de Grau com participação de 290 graduados, nos dias 20 e 21 de dezembro de 2023. Estas solenidades representam não apenas o término de um ciclo acadêmico, mas também o reconhecimento do esforço, dedicação e comprometimento dos novos profissionais das diversas áreas de atuação.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

As solenidades foram presididas pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago e foram realizadas na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Montes Claros, com presença do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; a vereadora de Montes Claros, professora Iara Pimentel; o representante do 4º Comando Operacional de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente Marcos Vinícius Santos, membros da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos graduandos e convidados.

“Aos formandos, meus mais sinceros parabéns! Que esta conquista seja apenas o prelúdio de uma trajetória brilhante, marcada por realizações e contribuições significativas para nossa sociedade. Recordem-se sempre das lições, amizades e conhecimentos adquiridos na Unimontes”, ressaltou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

“A Unimontes, em seus 61 anos de existência, solidifica-se como um pilar do desenvolvimento regional, abrangendo vastas áreas de Minas Gerais. Sob a gestão atual, testemunhamos avanços significativos, desde a reintrodução do Vestibular Próprio, que atraiu um recorde impressionante de inscritos, até parcerias estratégicas e conquistas acadêmicas”, enalteceu o reitor.

No dia 20, foram graduados 133 alunos nos cursos de Artes Música, Artes Teatro, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Filosofia, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação e no dia 21 foi a vez dos 157 graduados em Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Odontologia e Serviço Social.

O deputado estadual Arlen Santiago esteve presente no dia 21/12, quando parabenizou os graduados e afirmou seu compromisso com a universidade. “Parabéns à Unimontes e, principalmente, parabéns a vocês pelo esforço de, assim como o professor Wagner, vencendo uma etapa e outras que virão. Que vocês possam crescer cada vez mais e quero encontrá-los em lugares de destaque para poder fazer a Unimontes crescer e a nossa região também crescer.”

“Eu, no parlamento, no meu sétimo mandato como deputado estadual, quero dizer, reitor Wagner, que o meu compromisso com a Unimontes, onde eu fiz o curso de Medicina, de Direito e de Filosofia, está cada vez mais vivo e que estou na Assembleia lutando e querendo sempre que a Unimontes possa ser a melhor aqui e possa oferecer ao povo, principalmente do norte de Minas, sempre os melhores cursos”.

Deputado estadual Arlen Santiago durante discurso na Solenidade de Outorga de Grau da Unimontes – Foto: Ascom Unimontes

O reitor também destacou, com especial ênfase, o papel dos docentes e pesquisadores, cujo reconhecimento em rankings científicos globais atesta a excelência de nosso ensino e pesquisa. O investimento em internacionalização, a introdução de novos cursos e a captação de recursos significativos demonstram nosso compromisso com a inovação e a qualidade.

O conselheiro do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) e professor da Unimontes, Ramon Alves de Oliveira participou da solenidade e entregou aos graduados o Certificado de Destaque Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração 2023: Allison Styven Pereira Barbosa e Anne Giselle Santos Salgado.

A Unimontes vive um momento de transformação e retorno das atividades que são essenciais para o seu crescimento. “Tivemos um número recorde com mais de 54 mil inscritos no nosso Vestibular, que já teve vagas para o novo curso de Psicologia. Estamos com uma comissão criada para criação do curso de Farmácia para o ano de 2024 que vai atender as demandas da região. E a nossa ideia é que a cada ano possamos oferecer novos cursos para o desenvolvimento do Norte de Minas. A Unimontes está de portas abertas para todos como uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, concluiu o reitor Wagner de Paulo Santiago.

Para a graduada Ariane Oliveira Alves do curso de Administração o sentimento é de dever cumprido. “Sinto gratidão por tudo que passei até aqui, a jornada foi longa, mas valeu cada momento”.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025