“Dos corpos violentados às afetividades ativas”. Estes são os principais temas associados para o II Seminário Efeitos de Gênero (SEGE), evento que a Universidade Estadual de Montes Claros realizará nos dias 21 e 22 de outubro, no formato virtual. A programação prevê rodas de conversa, conferências, sessões de comunicações, mesas redondas e intervenções culturais.

A organização é do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG) e pela Unimontes conta com a parceria do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e em Desenvolvimento Social (PPGDS), Coletivo (In)Serto e da Residência em Enfermagem Obstétrica (REO).

Podem participar pesquisadores, professores universitários e da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação e ativistas movimentos sociais. Há cobrança de uma taxa simbólica. A coordenação reserva, ainda, uma cota de inscrições gratuitas por critérios socioeconômicos.

SOBRE

O site do evento com acesso à programação, inscrições e submissões é este: https://www.even3.com.br/sege2021/. Paralelamente à programação, serão realizados ainda 14 simpósios temáticos, com abordagens como “Branquitude e colonialidades”, “Educação, Democracia e Direitos Humanos”, “Feminicídio”, “Gênero, História das Mulheres, “mundos” do trabalho e direitos humanos”, “História e Assistência”, “democracia, gênero e ciberviolência”, “Estado, Direito e Diversidade”, dentre outros.

Os 15 anos de criação da Lei Maria da Penha serão debatidos na mesa redonda do primeiro dia (21/10), às 19h30.

Desde a primeira edição do SEGE, em 2019, os organizadores consideram o seminário como um espaço eclético para ampliar os debates acadêmicos sobre gênero, especialmente diante do alcance interdisciplinar.

Sobre a escolha da temática neste ano, justificam como “relevante a mobilização entre teoria e prática para o enfrentamento das violências de gênero”, principalmente diante do atual contexto, que “pede urgência na constituição de alianças entre os corpos dissidentes e precarizados para o fortalecimento das lutas contra o avanço das agendas conservadoras”.

Também são parceiros o Grupo de Trabalho Regional “GT Gênero”, da Associação Nacional de História (ANPUH), as Universidades Federais de Alfenas (Unifal), de Uberlândia (UFU) e de Viçosa (UFV), além do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Informações também pelo Instagram @efeitosdegenero.

Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”