Palestra com especialista em Educação Digital é destaque no evento

A Universidade Estadual de Montes Claros realizou nesta terça-feira (24/10), a abertura oficial do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, junto do vice-reitor da Unimontes e superintendente do Hospital Universitário (HU-Unimontes), professor Dalton Caldeira Rocha, na quadra 1 do campus-sede. O Congresso será promovido no período de 24 a 27 de outubro, de forma hibrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O evento contou com apresentação do Grande Coral, formado pelo Grupo Lirais do projeto CEM da Unimontes e do Coral Universitário, regido pela professora Maria Amelia Castilho Feitosa, com estreia da Orquestra Experimental de Câmara da Unimontes, formada em agosto de 2023, com regência geral é da professora Maristela Cardoso.

A Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes e presidente da comissão organizadora do Congresso, professora Maria das Dores Magalhães Veloso destacou a união de todos para realização do Congresso e chamou atenção para o tema central: “Por ser a Educação Digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa torna-se necessário uma ampla discussão para que o ensino seja mais inclusivo e de qualidade para todos”, disse a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo abordou a evolução digital e do papel da universidade nesses novos tempos. “Na Unimontes, estamos cientes de que o mundo está em constante evolução, impulsionado pela rápida transformação digital que permeia todos os aspectos de nossas vidas. A tecnologia está revolucionando a maneira como aprendemos, ensinamos, trabalhamos e nos conectamos com o mundo ao nosso redor.”

Ele também destacou a importância da união da Universidade e da comunidade em geral para que a Unimontes se torne ainda mais uma referência no ensino superior em Minas Gerais e no mundo. “Hoje, reunimos aqui não apenas representantes de diferentes lugares do mundo, mas também pessoas que compartilham a paixão e o compromisso com a educação digital. Nossos palestrantes e participantes estão unidos por um objetivo comum: a busca incessante pelo aprimoramento da educação, da formação de cidadãos críticos e da construção de um futuro melhor” destacou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

A Conferência de Abertura do Congresso: Os impactos da Educação Digital em pessoas e lugares foi ministrada pelo conferencista professor doutor José Manuel Moran da Universidade de São Paulo USP), escritor e pesquisador de projetos inovadores na educação como o Projeto Escola do Futuro na mesma Universidade. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. “Eu sou hibrido, sou alguém que gosta do papel e do digital. Minha percepção de mundo começou a mudar, quando conheci a internet em 1988, e as possibilidades de comunicação remota e pesquisa em vários lugares do mundo. A partir disso, comecei a pensar com outros pesquisadores de como seria o futuro da escola quando tudo estivesse conectado. Assim nasceu o projeto Futuro da Escola”, relata o professor José Manuel Moran.    

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.

Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

O congresso também conta com a 11ª Edição da Feira de Economia Popular Solidária: Valorização do poder popular e da diversidade regional com participantes de Montes Claros e região, comidas típicas, artesanato, apresentações musicais, Núcleo do Pequi e produtos regionais está sendo realizada até 26 de outubro, no campus- sede, entre às 10:00 e 19:00 horas.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros.

Acompanhe o I Congresso Internacional pelo site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br e também pelo Youtube da Unimontes.

Relacionadas

Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões