A Feira de Economia Popular Solidária faz parte da programação do I Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e está sendo realizada nos dias 24, 25 e 26/10/2023, no Campus Sede, entre às 10:00 e 19:00 horas

O objetivo geral da Feira é promover a arte do “saber fazer” e da cultura, materializados em diversos produtos oriundos dos povos tradicionais: Indígenas e Quilombolas e de grupos organizados de artesãos e artesãs, costureiras, cozinheiras, biscoiteiras, agricultores e agricultoras familiares, apicultores, raizeiras e raizeiros, Catadores de Materiais Recicláveis e outros, configurando-se como importante estratégia de comercialização e de reflexão das características da região, conciliando aspectos econômicos, sociais e culturais.

Participam da Feira: Povos Indígenas – Xakriabá e Pankararu/Pataxó de São João das Missões e Araçuaí; Quilombolas de Buriti do Meio/São Francisco e Monte Azul; Coletivo de Mulheres- agricultoras familiares e agroextrativistas do MST e do Núcleo do Pequi de São Francisco, Januária, Pedras de Maria da Cruz, Engenheiro Navarro, São João da Ponte; Artesãs de Montes Claros; Raizeiras (fitoterápicos) de Claro dos Poções e Montes Claros; Apicultores de Bocaiúva e Catadores de materiais Recicláveis de Montes Claros.

“A Feira de Economia Popular Solidária representa uma oportunidade de destacar e valorizar os produtos e saberes de povos e comunidades tradicionais. Através da feira, a comunidade acadêmica e visitantes têm a chance de conhecer e consumir produtos tradicionais, como artesanatos, quitandas e comidas típicas. Mais do que simplesmente um espaço comercial, a feira promove a cultura, a tradição e os valores dos empreendimentos econômicos solidários, estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e o saber popular.” Destaca o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e um dos organizadores da feira, o professor Daniel Coelho de Oliveira.

Durante a Feira de Economia Popular Solidária, o Grupo de Estudo e Pesquisa “Culturas Alimentares Digitais” realizará a oficina “Ecogastronomia: práticas da culinária com ingredientes regionais”. A oficina acontecerá no dia 26 de outubro às 10 horas. Através de práticas culinárias, a oficina busca valorizar a biodiversidade e a cultura alimentar do Norte de Minas. O evento é gratuito!

A Feira foi organizada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares- ITCP/Unimontes, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +