Nesta sexta-feira, 28, foi realizado o “Dia C – de combate à Doença de Chagas”, a data é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a Chagas no Brasil e no mundo, na Praça Dr. Carlos Versiani – centro de Montes Claros.

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e Mestrado em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (PPG-BURN) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), desenvolveram atividades de educação em saúde, orientações para população em geral, sobre o inseto vetor, as formas de transmissão, sintomas, formas de diagnóstico e tratamento da doença de Chagas.

O Centro de controle de zoonoses (CCZ), também informou sobre o inseto vetor e importantes formas de manejo ambiental para evitar a colonização do barbeiro. AOAB ofertou orientação jurídica e o SAE ampliado junto do SAMITROP realizou exames para diagnóstico da doença de Chagas.

Foram realizados mais de 250 coletas de exames laboratoriais. Os resultado serão encaminhados para os postos de saúde. E caso alguém se enquadre nos fatores de risco e queira fazer o teste, é só procurar a sua Unidade Básica de Saúde para o atendimento. Quanto mais cedo realizar o diagnóstico, maior chance de cura e maior qualidade de vida.
Organização: Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) , Grupo Mulheres do Brasil, Superintendência Regional de Saúde/Montes Claros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) e Projeto Chagas Sami-Trop (Unimontes).

A ação também contou com participação dos alunos do curso Técnico em Enfermagem da Unimontes com aferição de pressão arterial gratuita.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025