A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste mês uma série de ações voltadas para o controle da Doença de Chagas no município. As atividades, que marcam a comemoração do Dia Mundial da Doença de Chagas (14 de abril), contam com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), juntamente com o Projeto SaMi-Trop, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG).

toAlunos da graduação e pós-graduação em Ciências da Saúde de medidas preventivas.

Dentro da programação, nesta quarta-feira (26/04/), alunos dos cursos de graduação da área de saúde e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes participaram de uma capacitação sobre “Manejo Clínico e Epidemiológico da Doença de Chagas“, voltada para médicos e enfermeiros das unidade de saúde da atenção básica. O evento aconteceu no Centro Universitário Unifip-moc.

Uma das responsáveis pela organização, a professora da Unimontes Thallyta Maria Vieira ressaltou a importância das ações de controle da Doença de Chagas. “O Brasil possui cerca de 66 espécies de triatomíneos (barbeiros) e algumas espécies possuem competência vetorial. Deste modo, não podemos negligenciar a transmissão vetorial”, afirmou.

Ela destacou a participação dos alunos da Unimontes no evento. “Os acadêmicos recepcionaram os profissionais da atenção básica, informando sobre a forma de transmissão vetorial e ressaltando importância de orientar a população que ao encontrar um barbeiro em sua residência é preciso capturar e entregá-lo vivo no Centro de controle de zoonoses (CCZ) onde será examinado”, disse.

A professora Thallyta Vieira explicou ainda que naqueles casos em que os barbeiros examinados apresentam a contaminação pelo Trypanosoma Cruzi (vetor da enfermidade), todas pessoas que dormiram no domicílio nos últimos dois devem realizar a cirurgia para a Doença de Chagas.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, a Doença de Chagas é uma moléstia parasitária potencialmente fatal causada pelo microorganismo Trypanosoma cruzi. Ela é transmitida aos seres pelo barbeiro, por transfusão de sangue (realizada antes de 1992) ou transplante de órgãos, consumo de alimentos contaminados ou durante a gravidez e o parto. Essa doença é quase 100% curável se detectada e tratada precocemente. Até 30% dos pacientes com a doença desenvolverão problemas cardíacos, e até 10% apresentarão problemas digestivos, neurológicos ou mistos. O diagnóstico e tratamento desta doença são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerando que esta doença impacta milhões de pessoas no mundo, o dia 14 de abril é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Doença de Chagas. A data remete ao esforço mundial em dar visibilidade às pessoas e às comunidades por ela afetadas e seus desafios no convívio com essa doença. Em 2023, o Dia Mundial da Doença de Chagas teve como tema a integração dos cuidados sobre doença de Chagas com a Atenção Básica à Saúde.

Visando intensificar as ações de controle da Doença de Chagas, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros está realizando nas Unidades e Postos de Saúde, neste mês, o rastreamento de casos suspeitos de doença de Chagas e o levantamento das pessoas que já possuem o diagnóstico da moléstia.
Pessoas com suspeita ou que já possuem o diagnóstico da doença devem procurar a Unidade ou o Posto de Saúde mais próximo da sua casa.

Dia C de prevenção da Doença de Chagas

O Dia “C” será um evento de mobilização popular para prevenção da Doença de Chagas no dia 28/04/2023, de 9h às 13h, na praça Dr. Carlos Versiani. Os acadêmicos da área de saúde da Unimontes estarão presentes para acolhimento e orientação da população.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +