O Canjerê Festival da Cultura Quilombola do estado de Minas Gerais, foi realizado na cidade de Belo, de 07 a 10 de dezembro de 2023, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Av. Afonso Pena. O Canjerê é o festival da cultura quilombola mineira, momento de encontro entre as comunidades, venda de artesanato, produtos da agricultura familiar quilombola, gastronomia quilombola e momento de diversas manifestações culturais de grupos quilombolas de todas as regiões do estado.
A Chefe do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em BH, Luciana Silva Melo participou do Festival no dia 08, representando o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Wagner de Paulo Santiago na mesa de debates do painel de “Diálogos Institucionais”. “Evento de grande importância para nossa cultura, onde tive oportunidade de falar sobre as ações da Unimontes nas comunidades Quilombolas, como: saúde, campanhas de vacinação, condições de trabalho e questões sociais e territoriais – e com o destaque para o retorno do Vestibular Próprio que teve reservas de vagas para lideranças Quilombolas.”
O Festival foi realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), representada por Sandra Maria da Silva Andrade.
Neste ano, o festival contou com mais de 200 expositores quilombolas, e com apresentação de mais de 20 grupos culturais quilombolas de todas as regiões do estado de Minas Gerais, incluindo shows com artistas de musicalidade Afromineira.
No dia 10, foi realizado um grande Cortejo com as Guardas dos Quilombolas do Quilombo Arturos, de Contagem, Guarda do Quilombo Carrapatos Tabatingas, de Bom Despacho, Guarda Quilombola Nossa Senhora do Rosário de Ribeirão das Neves, Guarda Quilombola do Quilombo Caxambu, de Rio Piracicaba, Guarda Os Carolinos, de Belo Horizonte, e Guardas e Congados de Nossa Senhora do Rosários dos Quilombolas de Materlândia, Berilo e Chapada do Norte.