O curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra neste ano de 2023 seus 20 anos de existência. Atualmente o único curso presencial da região, oferecido por uma universidade pública, ele vem se destacando pela formação crítica e de qualidade, comprometida com os valores da democracia, do pluralismo e da justiça social como orienta o Código de Ética das assistentes sociais.

Neste ano, com a abertura do turno noturno, o curso ampliou seu número de vagas, contando agora com duas entradas, sendo uma no matutino e outra no noturno. Foram 18 turmas formadas ao longo da sua história e centenas de assistentes sociais que atuam em diversos espaços de trabalho no país, seja em prefeituras, Tribunais de Justiça, Ministério Público, ONG’s, empresas privadas e/ou universidades como professores ou técnicos, além das egressas que continuaram a formação acadêmica ingressando nos diversos programas de pós-graduação.

O corpo docente vem ampliando suas ações no campo da pesquisa, com projetos financiados por agências de fomento, além dos projetos de extensão e sua comprometida dedicação ao ensino. “É importante destacar que o curso teve e tem papel fundamental na construção da política de assistência estudantil da universidade e conta com sua inserção na residência multiprofissional em saúde mental, além da articulação com os órgãos representativos da categoria, como o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS”, ressalta o coordenador do curso de Serviço Social da Unimontes, professor Wesley Helker Felício Silva.

O Corpo discente do curso conta com um importante Centro Acadêmico Rosa Luxemburgo, como espaço organizativo das nossas estudantes, que se articulam com a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO.

A recente Revista Serviço social em Perspectiva vem se tornando no cenário brasileiro um importante espaço de divulgação científica. O curso organiza também a cada dois anos o Encontro Norte Mineiro de Serviço Social que irá para sua quarta edição em 2024, e está a poucos passos de concretizar o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em política social, numa parceria entre a Unimontes e a UNB.

O curso promoveu um Seminário Regional em agosto deste ano e no dia 08 de dezembro uma festa comemorativa aos seus 20 anos e prevê ainda uma sessão de homenagem na Câmara de Vereadores de Montes Claros para o início de 2024.

O coordenador Wesley Helker Felício Silva completa que “as ações do curso nos levam a crer que estamos no caminho certo. Qual caminho? No caminho da defesa e construção da universidade que acreditamos, ou seja, da universidade pública, gratuita, de qualidade e voltada para as necessidades da classe trabalhadora brasileira.”

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes