Um dos principais eventos da área no País, o Simpósio de Pesquisa em Educação Física (Simpef) terá sua terceira edição em 2020, com organização de profissionais da Unimontes, em parceria com diversas universidades brasileiras. A programação será nos dias 24 e 25 de setembro, sob o tema geral: “Educação, Ciência e Desenvolvimento: Educação Física e seus Desafios Transversais”. Em tempos de pandemia por causa da Covid-19, as atividades serão virtuais.

Haverá grupos de trabalho para a apresentação de trabalhos científicos e as conferências nas áreas sociocultural, de esporte, saúde e educação. Entre as convidadas está a bicampeã olímpica Jaqueline Silva, a Jackie, campeã olímpica no vôlei de praia em 1996 e campeã mundial em 1997. Antes, em 1980 e 1984, Jackie defendeu a Seleção Brasileira de Vôlei como levantadora nas olimpíadas de Moscou e de Los Angeles, respectivamente.

INSCRIÇÕES

O período para submissão de trabalhos vai até o dia 21/8. As inscrições para as conferências podem ser feitas até o dia 8 de setembro. Podem participar estudantes de graduação das áreas relacionadas, mestrandos e doutorandos e profissionais. Há taxa de inscrição, que inclui a opção de submissão de resumo e certificado de participação. O site é https://www.simpefunimontes.com/.

“O consenso entre a comissão organizadora e a comissão científica foi de nos adaptarmos a este momento (de distanciamento social). Por isso, definimos a programação dentro da dimensão virtual, o que abre perspectivas para as inscrições de todo o Brasil, assim como a possibilidade de ampliar a representatividade de vários estados entre os conferencistas”, explica a professora doutora Ester Liberato Pereira, integrante da comissão organizadora do III Simpef.

ABERTURA

A conferência de abertura será no dia 24 de setembro, às 16h30, com o tema “Os Desafios da Educação Física On-line durante a Pandemia de Covid-19”. A abordagem será da professora doutora Lara Sofia F. Carneiro (UTAD/Portugal). A temática “Esporte” será destaque na conferência “Trajetória de uma Campeã Olímpica”, com a campeã olímpica Jackie Silva, às 17h10.

Sequência da programação

Dia 24/9

19h10 – Conferência (Educação)
Tema: Educação Básica Brasileira na Perspectiva Inclusiva