Uma pesquisa desenvolvida pela Unimontes, no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), pretende avaliar as condições de saúde e de trabalho dos professores do ensino fundamental e médio de escolas estaduais de Minas Gerais.

O trabalho estará vinculado ao contexto da pandemia do Novo Coronavírus e a atual realidade no setor, que tem exigido dos professores mais e novas habilidades e aprendizados diversos. O distanciamento social implementado para inibir a disseminação da Covid-19 levou ao fechamento de escolas e à interrupção das aulas presenciais.

EQUIPE

Coordenada pela professora doutora Desirée Sant’Ana Haikal, a equipe técnica é formada pelos professores doutores Rosângela Ramos Veloso Silva, Lucinéia de Pinho, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Marise Fagundes Silveira, Ellen de Cássia Sousa Parrela, Alfredo Maurício Batista de Paula e os professores mestres Romerson Brito Messias e Jiulliano Carlos Lopes Mendes.

“O nosso propósito é dar voz ao professor e ver como está sendo enfrentado esse momento de isolamento social. O que queremos é ter representatividade de todos os municípios mineiros para que possamos traçar um perfil da condição de saúde e de trabalho dos educadores”, destaca a coordenadora.

Também participam professores de outras instituições, como Giovanni Campos Fonseca (UFMG), Jairo Evangelista Nascimento (Funorte) e Marta Raquel Mendes Vieira – vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além das doutorandas Nayra Suze Souza e Silva, Tatiana Almeida de Magalhães e Rose Elizabeth Cabral Barbosa e a mestranda Sabrina Alves Durães. Estudantes de graduação e de iniciação científica da Unimontes integram a equipe.

COMO SERÁ A PESQUISA

Serão avaliados os professores da educação básica das escolas estaduais de todas as Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais, com a proposta de alcançar os professores de todos os municípios do estado.

Para a coleta dos dados será enviado aos professores, via SEE-MG, um formulário eletrônico on-line composto por questões referentes ao perfil sociodemográfico e possíveis mudanças na vida do professor devido à pandemia: condições de trabalho e uso de tecnologias, situações de saúde e ocorrência de casos de Covid-19, as dificuldades enfrentadas, convivência familiar, hábitos e comportamentos durante o isolamento social.

A pesquisa representa uma ampliação (Etapa “Minas Covid”) de um estudo anterior desenvolvido entre 760 professores de escolas estaduais de Montes Claros em 2016 – Projeto ProfSMoc – e o grupo planeja, ainda, uma etapa futura com intervenções.

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”