Uma pesquisa desenvolvida pela Unimontes, no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), pretende avaliar as condições de saúde e de trabalho dos professores do ensino fundamental e médio de escolas estaduais de Minas Gerais.

O trabalho estará vinculado ao contexto da pandemia do Novo Coronavírus e a atual realidade no setor, que tem exigido dos professores mais e novas habilidades e aprendizados diversos. O distanciamento social implementado para inibir a disseminação da Covid-19 levou ao fechamento de escolas e à interrupção das aulas presenciais.

EQUIPE

Coordenada pela professora doutora Desirée Sant’Ana Haikal, a equipe técnica é formada pelos professores doutores Rosângela Ramos Veloso Silva, Lucinéia de Pinho, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Marise Fagundes Silveira, Ellen de Cássia Sousa Parrela, Alfredo Maurício Batista de Paula e os professores mestres Romerson Brito Messias e Jiulliano Carlos Lopes Mendes.

“O nosso propósito é dar voz ao professor e ver como está sendo enfrentado esse momento de isolamento social. O que queremos é ter representatividade de todos os municípios mineiros para que possamos traçar um perfil da condição de saúde e de trabalho dos educadores”, destaca a coordenadora.

Também participam professores de outras instituições, como Giovanni Campos Fonseca (UFMG), Jairo Evangelista Nascimento (Funorte) e Marta Raquel Mendes Vieira – vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além das doutorandas Nayra Suze Souza e Silva, Tatiana Almeida de Magalhães e Rose Elizabeth Cabral Barbosa e a mestranda Sabrina Alves Durães. Estudantes de graduação e de iniciação científica da Unimontes integram a equipe.

COMO SERÁ A PESQUISA

Serão avaliados os professores da educação básica das escolas estaduais de todas as Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais, com a proposta de alcançar os professores de todos os municípios do estado.

Para a coleta dos dados será enviado aos professores, via SEE-MG, um formulário eletrônico on-line composto por questões referentes ao perfil sociodemográfico e possíveis mudanças na vida do professor devido à pandemia: condições de trabalho e uso de tecnologias, situações de saúde e ocorrência de casos de Covid-19, as dificuldades enfrentadas, convivência familiar, hábitos e comportamentos durante o isolamento social.

A pesquisa representa uma ampliação (Etapa “Minas Covid”) de um estudo anterior desenvolvido entre 760 professores de escolas estaduais de Montes Claros em 2016 – Projeto ProfSMoc – e o grupo planeja, ainda, uma etapa futura com intervenções.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária