Professora Dirce Lopes Oliveira passa a integrar órgão, no qual a universidade era representada pela professora Jussara Guimarães
A professora Dirce Efigênia Brito Lopes Oliveira, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi nomeada para o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG). O ato de oficialização foi assinado pelo governador Romeu Zema e publicado no Diário Oficial do Estado “Minas Gerais” em 22 de março de 2023.
A representante da Unimontes vai integrar a Câmara de Ensino Superior do CEE-MG, com mandato até 31 de março de 2024. Antes, a Universidade Estadual de Montes Claros tinha como representante no Conselho Estadual de Educação a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
O Conselho Estadual de Educação tem como atribuições definir as normas do funcionamento de estabelecimentos do ensino no Estado. O órgão é responsável pelo credenciamento e autorização de funcionamento das entidades mantenedoras do ensino nos níveis fundamental e médio e superior, entre outras funções.
“Representar a Unimontes no Conselho Estadual de Educação pra mim é uma glória, uma satisfação imensa. É uma honra. Temos que colocar a luta pela educação superior no estado de Minas Gerais como prioridade. E no conselho terei esta prioridade”, afirma a professora Dirce Brito Lopes Oliveira.
“Sempre lutei pela educação básica em Montes Claros. Agora, vou defender o ensino superior, pelo qual eu tenho verdadeira paixão. Dediquei a minha vida à formar professores para ministrar aulas para educar crianças e adultos”, salienta a nova conselheira do CEE-MG.
Ela anuncia que pretende se esforçar para venha se expandir em todo estado de Minas Gerais. Mas, que vai atuar também em defesa do crescimento da Universidade Estadual de Montes Claros, onde é vinculada ao Departamento de Educação. “Temos que levar a Unimontes a todos os rincões do Norte de Minas”, afirmou.
CURRÍCULO
Graduada em Pedagogia pela Unimontes, a professora Dirce Efigênia Brito Lopes Oliveira é mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) na área de Educação e Políticas Públicas educacionais. É pós- graduada em Didática pela Faculdade São Luiz/SP e em Educação a Distância pelo Centro de Educação a Distância (CEAD/ Unimontes).
Entre outras funções exercidas na Universidade Estadual de Montes Claros, foi coordenadora regional do Instituto Superior de Educação e coordenadora de Tutoria dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia no modelo a distância pelo CEAD/Unimontes/UAB.
Profª. Jussara Guimarães deixou a vice-presidência do CEE-MG
A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães pediu afastamento do Conselho Estadual de Educação para assumir a Assessoria de Projetos e Programas Especiais da Reitoria da Unimontes, na qual, além de docente, foi pró-reitora de Extensão e exerceu outras funções.
A professora Jussara Guimarães é mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com cursos de pós-doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho – Braga/Portugal.
Nomeada para o CEE-MG em junho de 2020, ela exercia a função de vice-presidente do Conselho, no qual integra as câmaras de Ensino Superior e de Planos e Legislação.
“Considero intensa a minha atuação no CEE/MG em decorrência do número de ações desenvolvidas, enquanto Conselheira da Câmara do Ensino Superior e da Câmara de Planos e Legislação e enquanto vice-presidente da instituição”, afirma a docente da Unimontes.
Entre outras ações desempenhadas ao longo do período que atuou como conselheira do CEE/MG, ela lembra que foi relatora de 27 processos referentes ao Ensino Superior e consultas diversas, participou de todas as comissões do conselho e integrou a equipe responsável pela elaboração do novo currículo do ensino médio de Minas Gerais.