Durante a  45ª  Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros, encerrada domingo (07/07), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um dos principais objetivos alcançados pelo estande da Universidade na Expomontes foi a interação com a comunidade, que conheceu  os serviços prestados pela instituição.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ressalta que a participação na Expomontes foi altamente positiva. “Tivemos uma presença marcante e bastante atuante em nosso estande, que teve uma localização estratégica. Apresentamos nossa capacidade de fazer pesquisa e nossos serviços. Mostramos a cara da extensão e as ações do Hospital Universitário Clemente de Faria, e nossa diversidade, com a presença marcante de servidores, professores, parceiros, pró-reitores e de toda a comunidade acadêmica que nos prestigiou”, avalia o reitor

Durante os 10 dias da exposição – iniciada em 28 de junho, a Unimontes mostrou o seu potencial na investigação científica e inovação tecnológica. Além de projetos de pesquisas, a instituição apresentou exposições e livros, palestras, arte, música, resultados de pesquisas que abordaram temas relacionados ao melhoramento do sistema produtivo na região.

Com 55 grupos de pesquisa, 220 linhas de pesquisa e 246 projetos de investigação científica e tecnológica em andamento, a Universidade soma oito patentes cadastradas e 18 registros de marcas, resultantes dos estudos e experimentos realizados por professores e pesquisadores. Em 2018, os professores, pesquisadores e alunos dos programas de mestrado e doutorado da Unimontes tiveram 559 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão apresentou seus projetos ao público que visitou o estande  durante três dias. Foram destacadas as ações desenvolvidas pelo Projeto Biotemas na Educação Básica, vinculado ao departamento de Estágios e Práticas Escolares.  A iniciativa  promove a integração das ações da Universidade junto à  Educação Básica.

Outro destaque na exposição de projetos da Extensão foi o “SamTea”, programa multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão que atua junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA),  promovendo a assistência às crianças, familiares e professores. Para os que por ali passavam, os acadêmicos ofereciam sessão de “Quick Massagem”, do Programa de Ginástica da Unimontes (PGU), outro destaque das ações da Universidade.

“As famílias que visitaram o estande receberam dos acadêmicos orientações para a melhoria na qualidade de vida das pessoas com autismo e foram convidadas a conhecer melhor o projeto”, destaca o pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia