Um dos principais eventos regionais de manifestação cultural, musical e de integração entre as comunidade está de volta. Foi divulgada nesta terça-feira (9/7), a programação oficial do Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé, com três dias de atividades na cidade histórica do Norte de Minas. Haverá desde oficinas de canto popular a mostra de cinema, com foco no fortalecimento das raízes culturais e a valorização do povo norte-mineiro.

Esta será a quarta edição do Festival, realizado inicialmente entre 2014 e 2016. A organização conjunta é da Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e coordenadorias de Apoio ao Estudante, de Extensão Comunitária e de Extensão Cultural, Prefeitura de Grão Mogol, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Circuito Turístico Lago de Irapé – que envolve os municípios do entorno da represa da usina hidrelétrica de mesmo nome.

Na programação haverá oficinas, teatro, shows regionais, trilhas ecológicas, apresentações, exposições, atendimento comunitário nas áreas de saúde, lazer, educação, justiça e cidadania, serviço social, meio ambiente e de cultura. O artista Saulo Laranjeira está confirmado como atração principal do Festival de Inverno.

O início das atividades será no dia 18 de julho (quinta-feira), às 9 horas, com exposições de livros e bonecas da escritora montes-clarense Amelina Chaves, e a mostra “Pintando uma Cidade Histórica”, de autoria do artista plástico Rogério Figueiredo, na Casa da Cultura. À tarde, oficinas em escolas públicas e praças e trilha ecológica.

A Camerata de Violões da Unimontes e a Seresta de Grão Mogol se apresentam na solenidade oficial de abertura, às 19 horas, na Igreja Matriz Santo Antônio. Logo em seguida tem o show de Bob Silva, na Praça Beira Rio. A programação segue na sexta-feira, de 7h30 à meia-noite, em vários locais: trilha ecológica, oficinas, cinema ecológico, atendimento do projeto Unimontes Solidária, apresentações do Curso de Extensão em Música (CEM), Congado (Berilo), grupos de teatro (Asa de Papel e terra Fecunda), palestra com Amelina Chaves e apresentações do Grupo Parafolclórico Saruê, CRAS/Grão Mogol, Botuminas, Young Life, Roberto Hudson e outros artistas regionais.

No sábado, trilha ecológica, oficinas, lançamento de livros e exibição de documentários, palestra, encontro de motociclistas e de carros antigos e shows com Saulo Laranjeira, Vital Rock Trio, Joice Fróes e Nação do Rock. Mais informações pela página www.facebook.com/festival.irape.

LINK PARA INSCRIÇÃO

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA (PDF/Tamanho: 212KB)

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)