Durante a  45ª  Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros, encerrada domingo (07/07), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um dos principais objetivos alcançados pelo estande da Universidade na Expomontes foi a interação com a comunidade, que conheceu  os serviços prestados pela instituição.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ressalta que a participação na Expomontes foi altamente positiva. “Tivemos uma presença marcante e bastante atuante em nosso estande, que teve uma localização estratégica. Apresentamos nossa capacidade de fazer pesquisa e nossos serviços. Mostramos a cara da extensão e as ações do Hospital Universitário Clemente de Faria, e nossa diversidade, com a presença marcante de servidores, professores, parceiros, pró-reitores e de toda a comunidade acadêmica que nos prestigiou”, avalia o reitor

Durante os 10 dias da exposição – iniciada em 28 de junho, a Unimontes mostrou o seu potencial na investigação científica e inovação tecnológica. Além de projetos de pesquisas, a instituição apresentou exposições e livros, palestras, arte, música, resultados de pesquisas que abordaram temas relacionados ao melhoramento do sistema produtivo na região.

Com 55 grupos de pesquisa, 220 linhas de pesquisa e 246 projetos de investigação científica e tecnológica em andamento, a Universidade soma oito patentes cadastradas e 18 registros de marcas, resultantes dos estudos e experimentos realizados por professores e pesquisadores. Em 2018, os professores, pesquisadores e alunos dos programas de mestrado e doutorado da Unimontes tiveram 559 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão apresentou seus projetos ao público que visitou o estande  durante três dias. Foram destacadas as ações desenvolvidas pelo Projeto Biotemas na Educação Básica, vinculado ao departamento de Estágios e Práticas Escolares.  A iniciativa  promove a integração das ações da Universidade junto à  Educação Básica.

Outro destaque na exposição de projetos da Extensão foi o “SamTea”, programa multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão que atua junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA),  promovendo a assistência às crianças, familiares e professores. Para os que por ali passavam, os acadêmicos ofereciam sessão de “Quick Massagem”, do Programa de Ginástica da Unimontes (PGU), outro destaque das ações da Universidade.

“As famílias que visitaram o estande receberam dos acadêmicos orientações para a melhoria na qualidade de vida das pessoas com autismo e foram convidadas a conhecer melhor o projeto”, destaca o pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco