Com o apoio do Governo de Minas, Universidade teve investimentos de R$ 96,2 milhões de 2019 a 2022

Os avanços alcançados pela Unimontes nos últimos quatro anos foram apresentados para as lideranças da sociedade civil, autoridades, presidentes de entidades de classe e parceiros da instituição, na manhã desta terça-feira (18/10), em encontro realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento foi presidido pelo reitor Antônio Alvimar Souza e foi companhado por membros da gestão superior.

Durante o encontro, o reitor enalteceu o apoio do Governo do Estado. De 2019 a 2022, por exemplo, a Unimontes recebeu investimentos da ordem de R$ 96,2 milhões em diferentes áreas, beneficiando toda a comunidade universitária. O aporte tem ampliado a prestação de serviços à população.

Leia também Representantes da Comunidade enaltecem números da Unimontes

Entre os principais investimentos estão: aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário Clemente de Faria, aparelhos odontológicos e laboratoriais (R$ 36, 7 milhões); obras físicas de reforma e ampliação (R$ 22,5 milhões), equipamentos de tecnologia da informação (R$ 15,8 milhões), aquisição de mobiliário (R$ 13,8 milhões)e softwares (R$ 7,4 milhões).

Outro destaque: somente no ano de 2022, a Universidade captou cerca de R$ 18 mi a serem investidos na área de pesquisa, sendo R$ 17,86 mi provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com 66 projetos aprovados. A instituição tem 197 projetos de pesquisa em andamento, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa.

A apresentação dos dados foi feita pelo Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira. Ele pontuou que, apesar das restrições da Pandemia, os dados são positivos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e da prestação de serviços. A atuação da Unimontes perante a pandemia da COVID-19 foi determinante. Somente com folha de pagamento, a Universidade investe cerca de R$ 275 milhões na região onde está inserida, com um orçamento anual de R$ 460 milhões.

O reitor Alvimar lembrou que a atual gestão da Unimontes tem como máxima “Universidade de portas abertas”, que prega a a interação com a comunidade ao seu redor. “A Universidade quer se manter aberta a todos. A proposta é oferecer oportunidades de parceria, numa relação respeitosa com toda sociedade”, pondera o reitor.

“A todos, muito obrigado pela solidariedade e pelo apoio à nossa instituição. Contem sempre com o melhor que a universidade pode oferecer a cada um de vocês”, assegurou o professor Antônio Alvimar.

Extensão e assistência estudantil – De acordo com os números a Instituição beneficia cerca de 578,5 mil pessoas por ano. Nos últimos quatro anos, a Universidade alcançou aproximadamente 2 milhões de pessoas beneficiadas pelas ações extensionistas.

Por meio da Política de Assistência Estudantil são atendidos, por mês, cerca de 4,2 mil alunos, com o investimento mensal de R$ 179 mil em auxílios e bolsas para os acadêmicos.

O Restaurante Universitário fornece, em média, 30 mil refeições/mês, com um investimentos mensal de R$ 251,7 mil

Investimentos no Hospital Universitário, Biblioteca e obras físicas – Também foram apresentados os investimentos na melhoria da estrutura e no desenvolvimento de pessoal do HU, que ultrapassaram a R$ 6 mi nos últimos quatro anos, incluindo: modernização e equipamentos (R$ 2,5 milhões), equipamentos da área de radiologia (R$ 3,08 milhões)

Outro destaque foi o incremento de recursos no sistema de bibliotecas, que somaram R$ 3,24 mi, contemplando a ampliação do acervo bibliográfico, aquisição de equipamentos e mobiliário, além da implantação de sistema de ar condicionado.

Foram enaltecidas também as construções de obras física e reformas de prédios implementadas pela atual gestão superior da Unimontes, entre as quais: a conclusão do Centro Tecnológico e recuperação do prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) no campus-sede e construção do Laboratório de Geoprocessamento no Campus Janaúba.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +