Com o apoio do Governo de Minas, Universidade teve investimentos de R$ 96,2 milhões de 2019 a 2022

Os avanços alcançados pela Unimontes nos últimos quatro anos foram apresentados para as lideranças da sociedade civil, autoridades, presidentes de entidades de classe e parceiros da instituição, na manhã desta terça-feira (18/10), em encontro realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento foi presidido pelo reitor Antônio Alvimar Souza e foi companhado por membros da gestão superior.

Durante o encontro, o reitor enalteceu o apoio do Governo do Estado. De 2019 a 2022, por exemplo, a Unimontes recebeu investimentos da ordem de R$ 96,2 milhões em diferentes áreas, beneficiando toda a comunidade universitária. O aporte tem ampliado a prestação de serviços à população.

Leia também Representantes da Comunidade enaltecem números da Unimontes

Entre os principais investimentos estão: aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário Clemente de Faria, aparelhos odontológicos e laboratoriais (R$ 36, 7 milhões); obras físicas de reforma e ampliação (R$ 22,5 milhões), equipamentos de tecnologia da informação (R$ 15,8 milhões), aquisição de mobiliário (R$ 13,8 milhões)e softwares (R$ 7,4 milhões).

Outro destaque: somente no ano de 2022, a Universidade captou cerca de R$ 18 mi a serem investidos na área de pesquisa, sendo R$ 17,86 mi provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com 66 projetos aprovados. A instituição tem 197 projetos de pesquisa em andamento, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa.

A apresentação dos dados foi feita pelo Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira. Ele pontuou que, apesar das restrições da Pandemia, os dados são positivos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e da prestação de serviços. A atuação da Unimontes perante a pandemia da COVID-19 foi determinante. Somente com folha de pagamento, a Universidade investe cerca de R$ 275 milhões na região onde está inserida, com um orçamento anual de R$ 460 milhões.

O reitor Alvimar lembrou que a atual gestão da Unimontes tem como máxima “Universidade de portas abertas”, que prega a a interação com a comunidade ao seu redor. “A Universidade quer se manter aberta a todos. A proposta é oferecer oportunidades de parceria, numa relação respeitosa com toda sociedade”, pondera o reitor.

“A todos, muito obrigado pela solidariedade e pelo apoio à nossa instituição. Contem sempre com o melhor que a universidade pode oferecer a cada um de vocês”, assegurou o professor Antônio Alvimar.

Extensão e assistência estudantil – De acordo com os números a Instituição beneficia cerca de 578,5 mil pessoas por ano. Nos últimos quatro anos, a Universidade alcançou aproximadamente 2 milhões de pessoas beneficiadas pelas ações extensionistas.

Por meio da Política de Assistência Estudantil são atendidos, por mês, cerca de 4,2 mil alunos, com o investimento mensal de R$ 179 mil em auxílios e bolsas para os acadêmicos.

O Restaurante Universitário fornece, em média, 30 mil refeições/mês, com um investimentos mensal de R$ 251,7 mil

Investimentos no Hospital Universitário, Biblioteca e obras físicas – Também foram apresentados os investimentos na melhoria da estrutura e no desenvolvimento de pessoal do HU, que ultrapassaram a R$ 6 mi nos últimos quatro anos, incluindo: modernização e equipamentos (R$ 2,5 milhões), equipamentos da área de radiologia (R$ 3,08 milhões)

Outro destaque foi o incremento de recursos no sistema de bibliotecas, que somaram R$ 3,24 mi, contemplando a ampliação do acervo bibliográfico, aquisição de equipamentos e mobiliário, além da implantação de sistema de ar condicionado.

Foram enaltecidas também as construções de obras física e reformas de prédios implementadas pela atual gestão superior da Unimontes, entre as quais: a conclusão do Centro Tecnológico e recuperação do prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) no campus-sede e construção do Laboratório de Geoprocessamento no Campus Janaúba.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba