Importância da Universidade é enaltecida na abertura de feira de negócios

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marca presença na 28ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (FENICS), aberta quinta-feira (14/09), e que prosseguirá até domingo (17/09), no Parque de Exposições João Alencar Athayde. A Unimontes compartilha um estande com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) na feira de negócios, que tem uma expectativa de receber 80 mil visitantes.

A Unimontes e o IFNMG se juntam na Fenics com o objetivo de apresentar as atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão, além de divulgar os cursos oferecidos e os serviços prestados à população. As duas instituições parceiras buscam também maior interação junto à comunidade.

A 28ª Fenics é promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG/Norte), Banco do Nordeste, Sebrae Minas, Eurofarma, Sociedade Rural, Prefeitura de Montes Claros e outros parceiros. O evento conta a participação de 150 empresas (com mais de 250 estandes) dos de diversos ramos de atividades: comércio, indústria, moda, educação, saúde, serviços e construção civil.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago; a presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro e o vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha na abertura da 28ª Fenics – Foto/crédito: Ascom Unimontes

Importância da Universidade Reconhecida

Na quinta-feira à noite, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, participou da solenidade oficial de abertura da Fenics, que reuniu diversas autoridades civis e militares e lideranças, entre as quais a presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro; o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, deputados estaduais e federais, empresários, expositores e outros convidados.

Na oportunidade, foi ressaltada a importância da Universidade Estadual de Montes Claros para o desenvolvimento das regiões onde está inserida e do estado. A contribuição da Unimontes foi reconhecida e enaltecida pelo deputado estadual Oscar Teixeira, que representou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, na solenidade.
“Quero aqui cumprimentar o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que tem atuado ativamente à frente da gestão da Universidade na busca de recursos. Visitei recentemente a instituição e vi de perto esses avanços. Como egresso, posso dizer que tive minha vida transformada pela educação e sei da importância de apoiar essa instituição”, declarou o deputado Oscar Teixeira.

Durante a cerimônia de abertura da Fenics, o deputado estadual Arlen Santiago também destacou as ações da Unimontes. “Hoje, estamos vendo a pujança da Universidade Estadual de Montes que acaba de ser contemplada pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), com recursos da ordem de R$ 26 milhões para investimentos na área de infraestrutura da pesquisa, um grande efeito para a instituição”, afirmou Arlen Santiago, que também visitou o estande compartilhado da instituição na feira de negócios.
Ele destacou ainda que a Unimontes está retomando as obras do Programa Brasil Profissionalizado nos municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas, Manga e Unaí.

Oportunidade para mostrar o potencial da Unimontes e do IFNMG

o diretor-geral do IFNMG – Campus Montes Claros, Renato Cota e o reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago no estande compartilhado na 28ª Fenics. – Foto/crédito: Ascom Unimontes

“A participação da Unimontes na Fenics é uma grande oportunidade de mostrar o potencial da pesquisa e geração de negócios na área da tecnologia e inovação sendo uma grande vitrine para todo o Norte de Minas”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

O diretor-geral do IFNMG – Campus Montes Claros, professor Renato Cota, também enalteceu a importância do evento. “Participar da Fenics é de grande relevância para o IFNMG. Pois, trata-se de uma das maiores feiras de negócios de Minas Gerais nos permite destacar talentos, promover inovação e fortalecer laços com a comunidade e a indústria local. É uma oportunidade para demonstrarmos nosso compromisso com o desenvolvimento regional e acadêmico”, avalia ele.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago junto do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto e Terezinha Mangabeira.

Experiências interativas em estande

No estande compartilhado da Unimontes e do IFNMG na Fenics, o público poderá participar de experiências interativas com o uso de óculos de realidade aumentada e poderá, ainda, saber como uma impressora 3D é capaz de criar objetos tridimensionais sólidos a partir de um modelo digital, ter orientação para desenvolvimento na área de negócios e empreendedorismo e também concorrer a brindes. Além disso, representantes das duas instituições de ensino apresentam informações sobre cursos, projetos, processos seletivos, contatos, entre outros.

Presença da Economontes

A 28ª Fenics conta também com um estande da Economontes, empresa júnior do curso de Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros. No espaço, a Economontes apresenta a sua estrutura, os projetos e serviços oferecidos pela empresa júnior aos empreendedores.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago com a equipe da Economontes – Foto/crédito: Ascom Unimontes

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro