Com o tema “Ciberpoemagia” e a parceria da Unimontes, até a próxima quarta-feira (12/10), Montes Claros vive o clima do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, iniciado no dia 4 de outubro e que  chega a sua edição 36ª ininterrupta.

Realizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética e pela Prefeitura de  Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento conta com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros.

O Festival Psiu Poético tem como idealizador e coordenador o poeta Aroldo Pereira, doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros. Ele destaca a importância do apoio da Unimontes e da participação da comunidade acadêmica nas discussões e demais atividades do festival.  “O envolvimento da Universidade no Psiu Poético reforça a identidade da linguagem da poesia com a academia, ampliando à cultura”, afirma Aroldo Pereira.

A edição 2022 marca o retorno das atividades presenciais do festival.

Nos últimos dois anos, a programação do evento foi promovida no formato virtual, devido ao isolamento social, restrição imposta pela pandemia da COVID-19.

Neste ano, o Festival Psiu Poético tem como poetas homenageados:  Paula Valéria; Georgino Neto; Brenda Marques; Tchello d’Barros; Vera Lucia Godoy; Carla Andrade; Damião Cordeiro; André Giusti.

A programação cultural e artística do Psiu Poético se concentra no Centro Cultural de Montes Claros, onde o público pode conferir gratuitamente a   exposição de poesias e poemas de autores de diferentes estados brasileiros inscritos no festival. 

O evento conta ainda com palestras, performances, debates, rodas de conversas, lançamento de livros, exposições, homenagens, workshops entre outras intervenções culturais. A programação também se estende a outros espaços como escolas do ensino fundamental e médio e o Mercado Municipal.

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda-feira (10/10), o Psiu Poético terá uma programação especial no campus-sede da Unimontes:

10h

Debate sobre a poesia contemporânea, com a participação de dois poetas homenageados no festival:  Brenda Marques e Tchello d’Barros.

14h30

Projeto “Poesia Circular” – Poetas visitantes e Poetas Universitários, um debate entre os poetas e representantes da comunidade acadêmica. 

O encontro acontecerá Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, contando com a parceria do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Letras (PPGL) da Unimontes.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana