Com o tema “Ciberpoemagia” e a parceria da Unimontes, até a próxima quarta-feira (12/10), Montes Claros vive o clima do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, iniciado no dia 4 de outubro e que chega a sua edição 36ª ininterrupta.
.
Realizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética e pela Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento conta com a parceria da Universidade Estadual de Montes Claros.

O Festival Psiu Poético tem como idealizador e coordenador o poeta Aroldo Pereira, doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros. Ele destaca a importância do apoio da Unimontes e da participação da comunidade acadêmica nas discussões e demais atividades do festival. “O envolvimento da Universidade no Psiu Poético reforça a identidade da linguagem da poesia com a academia, ampliando à cultura”, afirma Aroldo Pereira.

A edição 2022 marca o retorno das atividades presenciais do festival.
Nos últimos dois anos, a programação do evento foi promovida no formato virtual, devido ao isolamento social, restrição imposta pela pandemia da COVID-19.

Neste ano, o Festival Psiu Poético tem como poetas homenageados: Paula Valéria; Georgino Neto; Brenda Marques; Tchello d’Barros; Vera Lucia Godoy; Carla Andrade; Damião Cordeiro; André Giusti.

A programação cultural e artística do Psiu Poético se concentra no Centro Cultural de Montes Claros, onde o público pode conferir gratuitamente a exposição de poesias e poemas de autores de diferentes estados brasileiros inscritos no festival.

O evento conta ainda com palestras, performances, debates, rodas de conversas, lançamento de livros, exposições, homenagens, workshops entre outras intervenções culturais. A programação também se estende a outros espaços como escolas do ensino fundamental e médio e o Mercado Municipal.

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda-feira (10/10), o Psiu Poético terá uma programação especial no campus-sede da Unimontes:

10h
Debate sobre a poesia contemporânea, com a participação de dois poetas homenageados no festival: Brenda Marques e Tchello d’Barros.

14h30
Projeto “Poesia Circular” – Poetas visitantes e Poetas Universitários, um debate entre os poetas e representantes da comunidade acadêmica.

O encontro acontecerá Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, contando com a parceria do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Letras (PPGL) da Unimontes.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025