Impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. A Unimontes é parceira da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) na realização do Road Show ABGD Huawei Solar, ação que acontecerá no campus-sede da Universidade, em Montes Claros, de 21 a 25 de outubro.

Serão oferecidos gratuitamente dois cursos técnicos (Módulo Introdutório ou Módulo Integrador) sobre fontes Limpas e Renováveis de Energia. Para participar, os interessados devem se inscrever no link e levar, no dia do seu curso, 1kg de alimento não perecível!

O RoadShow promove conhecimento e capacitação em energias renováveis numa unidade itinerante. A iniciativa, que já percorreu 11 estados, 15 cidades, gerou 1350 certificados e percorreu 7462 KM, é uma escola móvel que percorre o Brasil para capacitar e levar conhecimento em geração de energia solar.

UNIDADADE MÓVEL

Durante o primeiro ciclo do projeto (maio/2021 a abril/2022), a carreta passou por 68 cidades, 20 estados e no Distrito Federal, capacitando 2.833 pessoas e arrecadou 2.934 kg de alimentos doados pelos alunos e entregues para instituições de caridade das cidades visitadas.

A carreta-escola que estará no campus-sede da Unimontes, em frente à Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, tem espaço para workshops e um conjunto de cozinha e lavanderia abastecido por um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real, tendo painéis de energia solar como fonte. O espaço é será utilizado para demonstrar a viabilidade prática, no dia a dia, dos sistemas fotovoltaicos.

Entre os objetivos da ação gratuita na Unimontes estão estimular a geração própria de energia, levar capacitação em energia renovável para todo o Brasil, dar visibilidade às empresas e suas soluções tecnológicas e de prestação de serviços e chamar a atenção para a importância do uso de fontes limpas e renováveis de produção de energia

SERVIÇO

Endereço: Campus Universitário – Professor Darcy Ribeiro – Avenida Rui Braga, S/Nº – Vila Mauricéia – Montes Claros

Datas dos cursos técnicos: 21, 24 e 25 de outubro