A Universidade Estadual de Montes Claros passou a integrar os grupos temáticos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nas áreas ambiental, social, econômico-produtivo e institucional, a fim de analisar os planos e políticas públicas já existentes de convivência com a seca e chuvas extremas em Minas Gerais e apresentar sugestões para aprimorá-los. Este é um dos resultados da participação da Unimontes no Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais – Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, promovido pela Assembleia Legislativa, quinta-feira (14/03), em Belo Horizonte.

O evento contou com a participação do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

A pró-reitora de pesquisa, Maria das Dores Magalhães, marcou presença no seminário. Foto: Willian Dias/ALMG

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, explica que, além de avaliar e propor ações para o enfrentamento e convivência com a seca, esses grupos de trabalho poderão apresentar experiências exitosas de convivência com a seca e a chuva extrema, sugerir debatedores para participar dos encontros regionais que serão realizados ao longo do ano e indicar temas e formatos para a etapa final do seminário.

Ela destaca que a Unimontes tem diversas pesquisas de convivência com a seca, preservação do meio ambiente e produção agrícola no semiárido. “A Unimontes pode contribuir de várias formas, pois a gama de pesquisas é muito grande e em diversas áreas”, observa.

Além disso, ressalta, a Universidade poderá, inclusive, incentivar a realização de novas pesquisas no enfrentamento da seca nas regiões onde atua, mediante à constatação da necessidade de soluções para casos específicos. A pró-reitora afirma que essa é uma das missões da área de pesquisa, que não pode estar disassociada da realidade e do bem estar da sociedade.

PARTICIPAÇÃO – Além do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e da pró-reitora Maria das Dores Magalhães Veloso; o seminário contou com as presenças da chefe do escritório de representação da Unimontes em Belo Horizonte, Luciana Silva Melo; dos professores Mauro Koji Kobayashi (Departamento de Ciências Agrárias/Campus de Janaúba) e Mário Marcos do Espírito Santo (Departamento de Biologia Geral). Contou ainda ainda com a participação dos professores Ana Paulo Glinfskoi Thé (Departamento de Biologia Geral), Marcos Esdras Leite (Departamento de Geociências) e Rômulo Soares Barbosa (Departamento de Ciências Sociais) pelo sistema online.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +