A Universidade Estadual de Montes Claros passou a integrar os grupos temáticos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nas áreas ambiental, social, econômico-produtivo e institucional, a fim de analisar os planos e políticas públicas já existentes de convivência com a seca e chuvas extremas em Minas Gerais e apresentar sugestões para aprimorá-los. Este é um dos resultados da participação da Unimontes no Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais – Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, promovido pela Assembleia Legislativa, quinta-feira (14/03), em Belo Horizonte.

O evento contou com a participação do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

A pró-reitora de pesquisa, Maria das Dores Magalhães, marcou presença no seminário. Foto: Willian Dias/ALMG

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, explica que, além de avaliar e propor ações para o enfrentamento e convivência com a seca, esses grupos de trabalho poderão apresentar experiências exitosas de convivência com a seca e a chuva extrema, sugerir debatedores para participar dos encontros regionais que serão realizados ao longo do ano e indicar temas e formatos para a etapa final do seminário.

Ela destaca que a Unimontes tem diversas pesquisas de convivência com a seca, preservação do meio ambiente e produção agrícola no semiárido. “A Unimontes pode contribuir de várias formas, pois a gama de pesquisas é muito grande e em diversas áreas”, observa.

Além disso, ressalta, a Universidade poderá, inclusive, incentivar a realização de novas pesquisas no enfrentamento da seca nas regiões onde atua, mediante à constatação da necessidade de soluções para casos específicos. A pró-reitora afirma que essa é uma das missões da área de pesquisa, que não pode estar disassociada da realidade e do bem estar da sociedade.

PARTICIPAÇÃO – Além do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e da pró-reitora Maria das Dores Magalhães Veloso; o seminário contou com as presenças da chefe do escritório de representação da Unimontes em Belo Horizonte, Luciana Silva Melo; dos professores Mauro Koji Kobayashi (Departamento de Ciências Agrárias/Campus de Janaúba) e Mário Marcos do Espírito Santo (Departamento de Biologia Geral). Contou ainda ainda com a participação dos professores Ana Paulo Glinfskoi Thé (Departamento de Biologia Geral), Marcos Esdras Leite (Departamento de Geociências) e Rômulo Soares Barbosa (Departamento de Ciências Sociais) pelo sistema online.

Relacionadas

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba