Participação de pesquisadores em evento internacional incrementa proposta de mobilidade e intercâmbio de acadêmicos e docentes

A oferta de um mestrado interinstitucional sob a ótica do conceito “IoT” (em inglês Internet of Things), com o desenvolvimento de uma revista científica e o intercâmbio de acadêmicos e professores. Esta possibilidade de incremento da mobilidade internacional está em estudo pela Universidade Estadual de Montes Claros com a “Universidad de Panamá”, na América Central.

A proposta ainda é incipiente diante da necessidade em viabilizar e definir a logística necessária para a parceria internacional, assim como os aspectos pedagógicos e legais. Mas a iniciativa foi reforçada neste mês, com a participação de dois pesquisadores da Unimontes na “Semana de La Informática, Electrónica y Comunicación (Siecom-IEEE)” – evento que fez parte da programação do IV Foro de Eletrónica e Mecatrónica da instituição centro-americana.

Os professores doutores Maurílio José Inácio e Alysson Costa e Silva apresentaram os estudos autorais produzidos sobre “IoT com FreeRTOS” e “Localizando um bug de software”, respectivamente, com debates a seguir com pesquisadores do próprio Panamá, México, Canadá e demais países participantes.

Professor Allysson Steve Lacerda, coordenador do PPGMCS

Além deste intercâmbio em eventos científicos, a proposta de parceria passa pela realização de palestras com maior freqüência entre os cursos das áreas afins e a criação de um grupo de comunicação entre as universidades para formatar a proposta. As duas instituições já são parceiras em outro formato, como associadas da “Huawei ICT Academy” – instituto da empresa chinesa com instituições acadêmicas para desenvolver ações e projetos de tecnologia da informação e comunicação.

PLANOS – “O primeiro planejamento passa pela formatação de um convênio para cooperação técnico-científica e de ensino que possibilite a mobilidade entre as instituições, e, ainda, desenvolver atividades de ensino e pesquisa. Posteriormente, em médio prazo, a ideia seria ampliada, com o trabalho focado inclusive para um possível curso de doutorado”, observa o professor Allysson Steve Lacerda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS), da Unimontes.

OPORTUNIDADE

Professor Maurílio Inácio

“O foco principal em participar da SIECOM foi a oportunidade em demonstrar para a comunidade acadêmica da Universidade do Panamá sobre como empregar o sistema operacional de tempo real FreeRTOS nas aplicações da chamada Internet das Coisas, ou IoT, permitindo que essas aplicações alcancem melhor desempenho”, explica o professor Maurílio Inácio.

Segundo ele, a experiência foi gratificante porque proporcionou, além de fazer parte de um evento internacional, a troca de conhecimentos com acadêmicos de uma instituição internacional de grande reconhecimento, com vistas para futuras parcerias. “Acredito que intercâmbios com este entre a Unimontes, em especial de nosso Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS), com instituições internacionais são de grande importância ao proporcionar o enriquecimento do conhecimento científico para todos os envolvidos”, observou.

Professor Allysson Costa e Silva

UNIVERSAL – “Há tempos que a computação é um assunto de interesse global, sobretudo a parte associada à inteligência artificial, com o desenvolvimento de softwares para gerar a automação e a tomada de decisões inteligentes, além, do desenvolvimento de técnicas para localizar os bugs, o que resultaria na diminuição do custo de manutenção destes softwares”, analisa o professor Allysson Costa e Silva, ao destacar a sua participação no evento virtual.

O pesquisador da Unimontes explica que, cada vez mais, com a revolução que o mundo vive, tornou-se imprescindível a utilização dos pequenos dispositivos em IoT para monitoramento de diversas funções como automóveis, eletrodomésticos, controles domésticos e industriais e, por exemplo, na Medicina. “E com o universo 5G, no estágio da evolução que a Inteligência Artificial (IA) atingiu, estes diversos processos exigem decisões cada vez mais instantâneas”.

Relacionadas

Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão