Documento define diretrizes da universidade para os próximos cinco anos

A Unimontes iniciou os trabalhos para a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. O documento estabelece a filosofia de trabalho, a missão e as diretrizes pedagógicas que orientam as ações, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas das instituições de ensino superior.

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e configura um importante instrumento de planejamento e avaliação das instituições de ensino superior. O plano deverá conter as metas estabelecidas pelas instituições superiores a cada cinco anos, com as estratégias a serem adotadas para alcançar objetivos descritos. Deverá apresentar ainda um cronograma e a relação com os principais indicadores de desempenho.

O PDI para o próximo quinquênio foi discutido em reunião realizada pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza e membros da Gestão Superior da Universidade, na terça-feira (18/5). Para a elaboração do documento foi constituída uma comissão que é presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.

Vice-reitora convidou os pró-reitores da universidade – de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento, Gestão e Finanças, a participarem da comissão (Foto: Ascom/Unimontes)

Na oportunidade, a vice-reitora convidou os pró-reitores da universidade – de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento, Gestão e Finanças, a participarem da comissão. Ela disse que os trabalhos contarão também com a colaboração do professor Marcos Fábio Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Econômicas da Unimontes.
A professora Ilva Ruas destacou que o objetivo é o envolvimento dos departamentos, coordenações de cursos, dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da Unimontes na confecção do PDI. “A proposta é que o PDI seja elaborado com a participação efetiva de todos aqueles que vivem o dia-a-dia da Universidade”, lembra.

A vice-reitora enalteceu a importância do envolvimento da comunidade acadêmica na constituição do Plano de Desenvolvimento Institucional, cuja proposta final deverá ser apresentada dentro de cinco meses. “O PDI expressa o trabalho da instituição. É fundamental que todos os colegiados e segmentos da comunidade acadêmica participem da sua elaboração, pois estamos construindo o futuro da Universidade”, assegurou a professora Ilva Abreu.

O professor Antonio Alvimar Souza lembrou que o Plano de Desenvolvimento Institucional tem grande relevância na implementação de projetos voltados para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços da Universidade. “Por meio do PDI que serão definidos os investimentos da instituição e também será feito o acompanhamento da aplicação dos recursos”, observou o reitor da Unimontes.

Planejamento Estratégico

A comissão do PDI terá ainda a colaboração da Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação, vinculada ao Gabinete do Reitor, que é também responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico da Universidade. O assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima informou que os trabalhos para a confecção do Planejamento Estratégico já foram iniciados, contando com o apoio da Empresa Júnior Unimontes (EJU), vinculada ao curso de graduação em Administração.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco