Mães de primeira viagem incentivam outras a cuidarem da alimentação de recém-nascidos no HUCF

O excesso de leite produzido durante a gravidez ocasionou o empedramento nas mamas da professora e atendente de telemarketing Beluza Veloso Martins de Souza Santos, 29 anos. A experiência ocorreu logo após o nascimento da filha Yanne Avelino Veloso Martins. O problema que aflige milhares de mulheres pelo mundo tem uma resolução praticamente simples, mas é desconhecida por boa parte das mães de primeira viagem.

Professora Beluza Veloso

Neste mês, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),  fortalece suas ações durante a comemoração dos 40 anos do Código Internacional de Proteção ao Aleitamento Materno e Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno  (19 de maio) e amplia a divulgação dos seus serviços.

Foi assim que teve início a relação da professora Beluza Veloso com o posto de coleta de Leite materno do HUCF, em janeiro deste ano. Após ter acesso às dicas e orientações de profissionais, a professora passou doar parte do leite. Trata-se de um ato de amor que serve para ampliar a relação das mães de primeira viagem com os diversos serviços do Hospital Universitário. A trajetória da professora tem servido de exemplo para outras mães no HUCF.

Há quatro meses, a professora Beluza Veloso tem incentivado a doação para beneficiar bebês que não receberam leite materno nos primeiros dias de vida. E tem dado certo. No período de  13 de janeiro a 5 de maio deste ano, a professora já doou 27 litros e 440 ml de leite materno.

O HUCF reforça que a doação é importante já que problemas como o empedramento do leite e dor nos mamilos podem indicar excesso de leite produzido. Neste caso, com auxílio e acompanhamento adequado, a mãe pode retirar e doar quantidade extra, contribuindo com o seu bem estar e a saúde dos recém-nascidos.

“Depois de entender como funciona o Programa de Doação e como tudo é feito com praticidade e segurança no HU, incentivei uma amiga que se tornou doadora. É importante que todas as mães conheçam os critérios e formas de realizar a doação, já que as campanhas de divulgação são escassas, sendo necessário o fortalecimento e criação de ações voltadas para a captação de novas doadoras”, destaca Beluza.

Posto de Coleta de Leite do HUCF

A maternidade do HUCF possui um Posto de Coleta de Leite humano onde as mães que quiserem doar o leite passam por uma triagem, são cadastras para doação e recebem orientações e material estéril para levar para casa. O hospital faz visitas domiciliares para orientações, quando necessário, e para buscar o leite doado. As doações são constantes, mas a sensibilização é sempre importante.

De janeiro de 2020 a janeiro de 2021, o Posto de Coleta de Leite realizou 698 atendimentos em grupo. Foram feitas 745 visitas domiciliares. Ao todo, foram cadastradas 275 doadoras com uma média de 473, 810 ml de leite coletado e distribuído para 203 receptores. “O apoio adequado às mães e às famílias no processo de amamentação pode salvar a vida de muitos bebês. Doar leite materno é um ato de amor muito importante, principalmente, para aqueles pequeninos que não podem ser amamentados pela própria mãe”, destaca a coordenadora de enfermagem da maternidade, Verônica Isabel Veloso Fonseca Antunes.

Para mais informações ou doações: 38 3224-8329 – 3224-8314

Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade