Na próxima segunda-feira (9/1), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará a aula inaugural da capacitação em “Tecnologia de Impressão em 3D”, que consiste na oferta de três cursos de qualificação nesta área. Conforme o cronograma, as atividades se estenderão até março, em três módulos: “Impressão 3D: Visão Geral”, “Desenvolvimento de novos Modelos de Negócios com Impressão 3D” e “Desenvolvimento e Produção de Objetos com Impressão 3D”.

A turma é composta por 15 profissionais, sendo seis professores e 9 servidores técnico-administrativos da Unimontes. Os cursos que são de iniciativa da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/Unimontes), são financiados pelo governo mineiro, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), dentro do programa de inovação tecnológica com universidades alemãs.

A tecnologia de impressão tridimensional é vista como revolucionária para várias áreas do conhecimento, especialmente na criação de protótipos, tecidos, próteses, instrumentos, ferramentas e até na área biológica.

O primeiro curso é de “Impressão 3D: Visão Geral” e será ministrado em dois períodos: de 9 a 13 de janeiro e de 16 a 20 de janeiro, sempre com aulas de 8 às 13 horas, no Laboratório de Informática do Centro de Educação a Distância (CEAD/Unimontes) – prédio 7, campus-sede.

As atividades do módulo em “Desenvolvimento de novos Modelos de Negócios com Impressão 3D” acontecem de 23 a 27 de janeiro e de 30/1 a 3 de fevereiro, também de 8 às 13 horas. Conforme o cronograma, o terceiro e último módulo – “Desenvolvimento e Produção de Objetos com Impressão 3D” será em março ministrado pelo professor Martin Bernhard (Alemanha).

TAGS:DTI