A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou, segunda-feira (19/02), as aulas do primeiro semestre letivo de 2024 dos seus 68 cursos de graduação. A instituição passou a oferecer o curso de Psicologia, criado oficialmente em novembro de 2023.

Foram preenchidas 70 vagas anuais para o curso de Psicologia (35 no primeiro semestre e 35 no segundo semestre de 2024), por meio do vestibular próprio da Unimontes e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/Sisu) do Ministério da Educação. A graduação, que está vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), terá duração de cinco anos (10 períodos), funcionando no período diurno.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unimontes, professora Vera Lúcia Mendes Trabbold, ressalta que a nova graduação foi criada pela atual gestão superior da universidade, do reitor Wagner de Paulo Santiago, visando atender as demandas regionais e nacionais.  “O curso de Psicologia da Unimontes é importante para a comunidade do Norte de Minas, incluindo Montes Claros como cidade pólo, por fazer parte de uma universidade pública, contribuindo para formar profissionais psicólogos e pesquisadores engajados com os problemas regionais, a partir de uma formação crítica da realidade”, enfatiza a coordenadora.

Ela ressalta a relevância da atuação do profissional da área, que, a cada dia, ganha mais espaço no mercado de trabalho.  “O psicólogo tem sido demandado a atuar cada vez mais, através de seu conhecimento, nas questões que se apresentam na contemporaneidade, contribuindo, baseado em seus pressupostos teórico-científicos, em várias áreas, como, por exemplo, as áreas clínica, escolar/educacional, organizacional e do trabalho, jurídica, do esporte, hospitalar, social, psicopedagogia, emergências e desastres, entre outras”, observa.

Conforme a proposta da Unimontes, o curso de Psicologia “busca formar o profissional psicólogo generalista, com conhecimentos pertinentes à prática profissional, ético e compromissado com a realidade social de seu entorno”. A graduação está baseada em duas ênfases: Psicologia e Processos Clínicos e em Psicologia e Processos Psicossociais.

A estrutura do curso de Psicologia envolve os laboratórios Interdisciplinares, Análise Experimental do Comportamento e de Instrumentos de Avaliação Psicológica – LIAP. Conta ainda com a clínica-escola de Psicologia.

Doação de livros

A professora Vera Lúcia Mendes Trabbold doou livros do seu acervo pessoal para a Biblioteca Central da Unimontes, visando atender aos alunos do curso de Psicologia.  “Doei alguns livros para a Biblioteca da Unimontes, há alguns anos, que foram importantes em formação, assim serão relevantes para a formação de futuros profissionais da área. Entendo como uma forma de partilhar esse conhecimento com a comunidade em geral e, porque um dia acreditei que a Unimontes teria o curso de Psicologia. Espero que os leitores cuidem bem deles como eu cuidei”, assegura a coordenadora do curso de Psicologia e doadora das obras.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +