A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) graduou mais 325 profissionais em 17 cursos oferecidos no campus-sede. A solenidade de colação de grau unificada foi realizada nessa quinta-feira (18/12), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, e teve como patrono geral o ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond. Na oportunidade, foi destacada a melhoria da qualidade do ensino da Unimontes, que obteve a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na mesma data.

“A nota quatro (4) alcançada no IGC é uma demonstração inequívoca da busca pela excelência por esta universidade, que consegue superar todas as adversidades por conta do trabalho e da competência do seu corpo técnico-administrativo e do seu corpo docente”, afirmou o reitor João dos Reis Canela, que presidiu a cerimônia ao lado do vice-reitor Antonio Alvimar Souza.

O evento foi acompanhado por centenas de familiares dos graduandos. Muitos deles saudaram os novos profissionais com mensagens exibidas em faixas pôsteres e cartazes. Participaram pró-reitores, diretores de centros, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, outros integrantes da comunidade acadêmica, autoridades civis e militares e convidados. O prefeito Ruy Muniz foi representado pelo chefe de Gabinete, Geraldo Edison Souza Guerra, também integrante do corpo docente da Unimontes.

O reitor João Canela destacou que, ao graduar mais 325 profissionais nas diversas áreas do conhecimento, a Unimontes mostra sua importância para o desenvolvimento das regiões onde está inserida, interferindo diretamente na melhoria da qualidade de vida.

“Esta é uma data histórica. Com a qualificação desses profissionais, a universidade contribui efetivamente com a construção de uma sociedade mais justa. A nossa instituição presta serviços indeléveis e marca presença na história de Montes Claros e de toda a região onde atua”, enfatizou o reitor. O professor João Canela também enalteceu o trabalho do patrono geral José Geraldo de Freitas Drumond, que também foi homenageado com uma placa entregue pelo vice-reitor Antonio Alvimar.

PIONEIROS

Em seu pronunciamento, o professor José Geraldo de Freitas Drumond, que dirigiu a universidade norte-mineira no período de abril de 1988 a dezembro de 2002, ressaltou o crescimento da instituição e lembrou a atuação dos pioneiros do ensino superior no Norte de Minas. Ele também recordou do processo de transformação da antiga Fundação Norte-mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Unimontes.

Cópia de 7

Solenidade no Ginásio Poliesportivo reuniu 2,5 mil pessoas entre familiares e convidados

“Foi no bojo da Assembleia Constituinte Mineira, ocorrida no ano de 1989, que conseguimos, finalmente, emancipar a inteligência regional com a criação da Universidade Estadual de Montes Claros, a hoje nacionalmente reconhecida Unimontes”, disse Drumond.

Ele também destacou o papel da universidade na indução do desenvolvimento regional. “Atualmente, a Unimontes é a mais regionalizada universidade pública do País, atuando, prioritariamente, numa vasta área de aproximadamente 200 mil km², que corresponde a 40% do Estado, onde se incluem as regiões Norte, Noroeste, os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia”. 

Lembrou que “nenhuma outra universidade brasileira conseguiu apresentar dados tão contundentes de sua regionalização como a Unimontes, que cumpre de modo cabal sua missão”. Segundo ele, “a prova mais eloqüente da missão regionalizada” da Unimontes “é a origem de seus estudantes, em sua maioria de municípios norte-mineiros, enquanto mais da metade de seus egressos se destinam as suas cidades de origem ou se fixam em algumas de nossas comunas”.

O ex-reitor salientou que “hoje, em Montes Claros e em outros municípios norte mineiros, cursos superiores privados se acham disseminados, oferecendo oportunidades de acesso em amplo espectro profissional, na sua maioria contando com a contribuição de docentes e ou egressos dos cursos de nossa Unimontes”. Ele complementou: “52 anos decorridos da criação do primeiro curso superior, 25 anos passados da criação da Universidade Estadual de Montes Claros na Constituição Estadual, renhidas lutas e incansáveis batalhas superadas, a Unimontes se encontra em plena maturação institucional e certamente assim”.

OS GRADUADOS

Durante a cerimônia unificada, foi graduada a primeira turma do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, oferecido pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), com 15 novos profissionais. Os números de graduados nos demais cursos oferecidos no campus-sede foram os seguintes: Educação Física diurno (12), Educação Física noturno (33), Educação Física/bacharelado (7), Enfermagem (22), Medicina (33), Odontologia, Matemática (8), Sistema de Informação (12), História (13), Pedagogia (32), Administração (20), Ciências Contábeis (24), Ciências Econômicas (16), Direito matutino (23), Direito noturno (32) e Serviço Social – extemporânea (1).

SOLENIDADE EM JANAÚBA

Foi marcada para esta sexta-feira (19/12) à noite, no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Janaúba a colação de grau dos cursos oferecidos no Campus da Unimontes naquela cidade: Agronomia (19) e Zootecnia (11). Em janeiro, haverá a segunda solenidade de colação de grau para os cursos do campus-sede da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia