Nesta quarta-feira (25/4), às 19 horas, acontecerá na Câmara Municipal, o lançamento do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) de Montes Claros. O evento conta com o apoio do Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC), acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A implantação do NAF está prevista em termo de cooperação mútua, firmado entre a Unimontes, por intermédio da Reitoria, e a Delegacia da Receita Federal do Brasil (DFB) em Montes Claros, representada pelo delegado regional, o auditor-fiscal Filipe Araújo Florêncio.

Na solenidade de lançamento será proferida palestra pelo auditor fiscal e gerente nacional do NAF, Eduardo Augusto Caimbro. Ele abordará o tema “NAF – A Melhoria do Programa de Assistência Tributária ao Cidadão”.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal funcionam como “escritórios” vinculados às instituições de ensino superior (IES), nos quais são oferecidas assistência tributária e fiscal gratuita à comunidade em geral. Promovem uma maior interação entre a Receita Federal, as IES, os alunos e a sociedade.

Por meio da cooperação mútua, propicia a qualificação de futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes, com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e da cidadania.

Ainda conforme a Receita Federal, a proposta busca levar cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes de contabilidade, valorizando o conhecimento fiscal por meio da prática.

Inscrição para palestra – clique aqui

O projeto é realidade em diversas cidades do Brasil. O modelo criado pela Receita Federal já foi implementado em outros 11 países da América Latina e tem colaborado de maneira positiva, promovendo educação fiscal, com a melhoria da qualidade dos profissionais formados.

A iniciativa possibilita a redução do fluxo de pessoas no atendimento presencial da RFB, evitando o retrabalho, aproximando as instituições de ensino superior e a sociedade, além de representar uma alternativa para os contribuintes de baixa renda buscarem a regularização tributária, por meio das da ação voluntária dos acadêmicos após treinamento.

Lançamento do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF)
NAF Montes Claros
Parceria: Receita Federal e Unimontes
Data: 25 de abril – quarta-feira