Proposta foi aprovada pela Capes/MEC

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), vai oferecer o Mestrado Profissional em “Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras”. A proposta do programa de pós-graduação Stricto sensu foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC)

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, explica que o mestrado a ser ministrado em parceria com a PMMG tem como objetivo “formar profissionais de segurança pública capazes de identificar as potencialidades do uso das tecnologias inovadoras em processos e práticas policiais, de forma ética, humanística, técnica e legal, para potencializar a prestação de serviços à sociedade”.
O projeto aprovado pela Capes/MEC foi elaborado pela Unimontes e pela Polícia Militar de Minas Gerais. O trabalho em conjunto conta com a coordenação do professor Rafael Duarte de Moura, do Departamento de Direito Público Substantivo da Unimontes; e do major PM Francis Albert Cotta, da PMMG.
O programa possui área de concentração em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras, com atuação em duas linhas de pesquisa: “Educação policial e segurança cidadã” e “Gestão estratégica, inteligência integrada em segurança pública e tecnologias inovadoras”.
A previsão é de que sejam preenchidas 15 vagas por ano do Mestrado profissional em “Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras”. O curso terá duração de 24 meses, devendo iniciar as atividades docentes no segundo semestre de 2023.

De acordo com pró-reitor Marlon Toledo Pereira, “como o mestrado profissional é interdisciplinar, poderá atender candidatos das áreas de ciências policiais, sociologia, relações Internacionais, ciências médicas, ciências biológicas e áreas afins. As atividades serão desenvolvidas nas instalações da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APMMG) em Belo Horizonte. Os conteúdos serão ministrados por professores da Unimontes e da APMMG.
“O Mestrado Profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras representa a confiança na comunidade acadêmica e a visão estratégica do comando da Polícia Militar de Minas Gerais, centrada na valorização dos policiais militares. O programa de pós-graduação Stricto sensu apresenta uma proposta inovadora, que ressalta a expertise da instituição superior nos campos da gestão, educação profissional e tecnologia”, afirma o major Francis Albert Cotta.

Ele ressalta que os conhecimentos científicos, técnicas e expertises no âmbito das pesquisas do programa “irão gerar produtos tecnológicos que serão usados na solução dos problemas da segurança pública e vão impactar positivamente nos serviços destinados à população, com vistas ao bem-estar social”.

O major Francis Albert Cotta destaca que o programa, a ser oferecido em parceria com uma “universidade pública, gratuita e de qualidade”. Lembra ainda que os candidatos ao mestrado profissional serão submetidos a um processo seletivo que envolverá prova escrita, prova de língua e elaboração de projeto de pesquisa, além de defesa oral. Por sua vez, o coordenador do projeto pela Unimontes, professor Rafael Duarte de Moura salienta que o Mestrado Profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras” abordará diversas temáticas relevantes para a formação e aprimoramento profissional dos policiais militares e demais forças de segurança pública.

Entre elas estão: Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Direito Penal e Processual Penal Militar, Inteligência de Segurança Pública, Gestão e Direito Ambiental, Gestão Estratégica de Saúde e Gestão Estratégica e Planejamento.
“Essas temáticas foram selecionadas com o objetivo de desenvolver competências e conhecimentos necessários para a atuação dos policiais militares em um contexto de segurança pública cada vez mais complexo e desafiador”, explica o coordenador do projeto pela Unimontes.
“A abordagem multidisciplinar, combinando áreas como Ciências Exatas, da Computação, Humanas, Sociais, Biológicas e Médicas, proporcionará uma visão ampla e integrada dos desafios enfrentados pela polícia e das soluções inovadoras que podem ser aplicadas”, completa o professor Rafael Moura.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes