Um ciclo de oficinas organizado em parceria pela Unimontes, Ministério da Saúde e a Prefeitura de Montes Claros, vai capacitar os servidores públicos municipais/estaduais sobre a metodologia de tratamento das pessoas que enfrentam problemas decorrentes do uso de drogas. A iniciativa integra o Programa de Qualificação para Saúde Mental/Crack e será desenvolvido durante um ano, entre setembro/2012 e agosto/2013, com a realização de dez oficinas.

O foco em questão é o combate ao “crack”, considerada a droga mais utilizada na atualidade, principalmente nos grandes centros. Ao longo do programa, também serão observadas técnicas para o acompanhamento e orientação dos familiares dos usuários do próprio “crack”, álcool e de outras drogas.

Além do Ministério da Saúde, Unimontes e Prefeitura de Montes Claros (através da Coordenação Municipal de Saúde Mental), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e a Superintendência Regional de Saúde também são parceiras na realização das oficinas.

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Conforme a programação oficial, as atividades iniciarão nos dias 14 e 15 de setembro, em salas do prédio 7, no campus-sede, das 18 às 22 horas (sexta-feira), e de 8 às 12 horas (sábado). As duas primeiras oficinas são as seguintes: “Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas”, com a participação de profissionais de nível superior que trabalham na rede hospitalar, e “Atualização sobre Crack e outras drogas”, para agentes comunitários de saúde, redutores de danos e agentes sociais que trabalham nos “consultórios de rua”.

INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (Vila Santa Maria) e na Coordenação Municipal de Saúde Mental (Unidade de Saúde Hélio Sales, ao lado do terminal rodoviário, bairro Cidade Nova). Com 40 vagas em cada uma das dez oficinas, as atividades serão supervisionadas pela professora Aparecida Rosângela Silveira, professora do departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Unimontes e coordenadora do curso.

Podem participar das oficinas profissionais das Redes SUS e SUAS; médicos atuantes na Estratégia da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); familiares de usuários de álcool e outras drogas; profissionais de nível superior e de nível médio de hospitais; agentes comunitários de saúde, redutores de danos e agentes sociais dos “consultórios de rua”.

SERVIÇO

Programa de Qualificação para Saúde Mental/Crack
OFICINAS: setembro/2012 a agosto/2013
INSCRIÇÕES: até o preenchimento de vagas (40 por oficina)
LOCAIS DAS INSCRIÇÕES: Superintendência Regional de Saúde e Coordenação Municipal de Saúde Mental
INFORMAÇÕES:
38 3229-8283 (manhã) – Unimontes
38 3215-3500 (Superintendência Regional de Saúde)
38 3229-3380 (Coordenadoria Municipal de Saúde Mental)

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia