Ação envolve também a Receita Federal, Maçonaria e ONG “Amor e Vida”, conta com padrinhos e atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade social

Por força dos termos de compromisso das doações, os calçados são descaracterizados (Fotos: Divulgação)

A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira em mais uma ação social na cidade e região, que tem como foco o auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social. Trata-se da campanha “Calçando Sonhos”, que prevê a doação de 1 mil pares de calçados para crianças e adultos de famílias carentes já identificadas em outros projetos solidários da instituição.

O trabalho envolve a Receita Federal, que fez o repasse dos pares de tênis e sapatos apreendidos em fiscalizações, e a Maçonaria, por meio do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte) e das Lojas Maçônicas Vigilantes do Norte (Fraternidade Feminina) e Arlindo dos Santos (Fraternidade Feminina).

Também faz parte do trabalho a ONG “Galpão Amor e Vida”, que atua no recolhimento de materiais recicláveis e na assistência aos catadores e suas famílias. Pela Unimontes, a coordenação é da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PREx), com o apoio da Reitoria.

ENTREGAS

As primeiras doações serão para as numerações de adultos

O cronograma da campanha começa nesta quinta-feira (23/12), às 8 horas, com a primeira entrega de calçados, além de cestas básicas. O lançamento será no galpão da sede da ONG “Amor e Vida”, na Avenida Ovídio de Abreu, no Centro de Montes Claros.

Segundo o professor Gilson José Fróes, da PREx/Unimontes, foram definidas cinco etapas da campanha, entre dezembro/2021 e maio/2022. Isso porque, como se trata de produtos apreendidos, é preciso descaracterizar os calçados. Acadêmicos dos projetos extensionistas da Universidade e voluntários da comunidade fazem a retirada das marcas e a recolocação das etiquetas alusivas ao projeto.

Os materiais para a transformação dos calçados, como tinta, lixas e linhas, dentre outros, são patrocinados e custeados por padrinhos do projeto, entre comerciantes, empresários e pessoas físicas. A sobra dos insumos atenderão outras ações solidárias dos parceiros envolvidos.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital