Ação envolve também a Receita Federal, Maçonaria e ONG “Amor e Vida”, conta com padrinhos e atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade social

Por força dos termos de compromisso das doações, os calçados são descaracterizados (Fotos: Divulgação)

A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira em mais uma ação social na cidade e região, que tem como foco o auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social. Trata-se da campanha “Calçando Sonhos”, que prevê a doação de 1 mil pares de calçados para crianças e adultos de famílias carentes já identificadas em outros projetos solidários da instituição.

O trabalho envolve a Receita Federal, que fez o repasse dos pares de tênis e sapatos apreendidos em fiscalizações, e a Maçonaria, por meio do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte) e das Lojas Maçônicas Vigilantes do Norte (Fraternidade Feminina) e Arlindo dos Santos (Fraternidade Feminina).

Também faz parte do trabalho a ONG “Galpão Amor e Vida”, que atua no recolhimento de materiais recicláveis e na assistência aos catadores e suas famílias. Pela Unimontes, a coordenação é da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PREx), com o apoio da Reitoria.

ENTREGAS

As primeiras doações serão para as numerações de adultos

O cronograma da campanha começa nesta quinta-feira (23/12), às 8 horas, com a primeira entrega de calçados, além de cestas básicas. O lançamento será no galpão da sede da ONG “Amor e Vida”, na Avenida Ovídio de Abreu, no Centro de Montes Claros.

Segundo o professor Gilson José Fróes, da PREx/Unimontes, foram definidas cinco etapas da campanha, entre dezembro/2021 e maio/2022. Isso porque, como se trata de produtos apreendidos, é preciso descaracterizar os calçados. Acadêmicos dos projetos extensionistas da Universidade e voluntários da comunidade fazem a retirada das marcas e a recolocação das etiquetas alusivas ao projeto.

Os materiais para a transformação dos calçados, como tinta, lixas e linhas, dentre outros, são patrocinados e custeados por padrinhos do projeto, entre comerciantes, empresários e pessoas físicas. A sobra dos insumos atenderão outras ações solidárias dos parceiros envolvidos.

Relacionadas

Unimontes comemora 63 anos de existência
Minicurso sobre Gestão de Equipes capacita servidores da Unimontes e terá nova turma em junho
Editora Unimontes chega aos 26 anos com “trajetória marcante” e de olho no futuro
CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube exibe “Por um punhado de dólares” no Museu da Unimontes
Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros
Campus da Unimontes em Salinas adere à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”