A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP), articula com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a criação de um curso de mestrado profissional.

A iniciativa conjunta foi discutida nesta quinta-feira (1°/10) durante visita ao reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza. Também participaram o chefe do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da PMMG, tenente-coronel Ederson da Cruz Pereira (ex-comandante do 10º da Polícia Militar de Montes Claros), acompanhado do  comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Welson Barbosa Rezende, e de outros integrantes da corporação.

O tenente-coronel Ederson da Cruz Pereira formalizou o convite ao professor Antonio Alvimar para ser o paraninfo da turma do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública, do CPP/PMMG, cuja formatura acontecerá em dezembro. A turma do curso de especialização conta com 32 oficiais das unidades da PMMG, Maranhão e do Piauí.

“Cresci no Bairro Cintra, junto ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros. Sempre tive um grande respeito e carinho pela PM, que faz um trabalho muito importante e uma interação com a comunidade extremamente saudável, garantindo a segurança da população”, assegurou o professor Antônio Alvimar Souza, ressaltando a importante parceria entre as instituições.

O encontro de recepção ao chefe do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP) e ao comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, realizado no gabinete do reitor, no campus-sede, contou com as presenças da vice-reitora professora Ilva Ruas Abreu, dos pró-reitores de Pós-Graduação (professor André Luiz Sena Guimarães) e de Planejamento, Gestão e Finanças (professor Aloysio Afonso Rocha Vieira), além do assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima.

AÇÕES CONJUNTAS

O tenente-coronel Ederson da Cruz

Na oportunidade, foram discutidas as ações a serem desempenhadas pela Unimontes e pelo Centro de Pesquisa para viabilizar o Mestrado Profissional. Foram debatidas questões como a formação do corpo docente, linhas de pesquisas a serem estabelecidas e o encaminhamento da proposta para a avaliação por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), responsável pela aprovação dos cursos de pós-graduação Stricto sensu no país.

As providências a serem adotadas foram relacionadas pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor André Luiz Sena Guimarães. Ele enfatizou que uma das prioridades será a garantia da qualidade do corpo docente do curso de mestrado profissional.  A Unimontes e o CPP/PMMG deverão firmar um convênio de cooperação técnico-científica para oficializar a parceria e viabilizar o curso de pós-graduação Stricto sensu.

O tenente-coronel Ederson da Cruz informou que, a princípio, o mestrado profissional a ser implantado em parceria com a Unimontes será voltado para a capacitação do  público interno da PM. O número de vagas ainda será definido.

LIVROS

Durante a visita de cortesia, o tenente-coronel entregou ao reitor um conjunto de livros do historiador e major PM Francis Albert Cotta, subchefe do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP) da Polícia Militar. Entre os livros doados e entregues ao reitor estão “Matrizes do Sistema Policial Brasileiro”, “Breve História da Policia Militar de Minas Gerais” e “Negros e Mestiços nas Milícias da América Portuguesa”. As obras foram doadas a Unimontes.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau