Obra organizada por professores da Unimontes será lançada em outubro

A história de vida de cinco professoras que trabalhavam com a educação de adultos em Montes Claros e os métodos usados por elas são abordadas em um livro, organizado por um grupo de professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  A obra retrata os desafios e avanços da educação de jovens e adultos (EJA) após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).

Intitulado “A EJA na LDBEN Nº 9394/96: desafios presentes na escrita das histórias de vida de alfabetizadoras de Montes Claros, MG – 1996 a 2020”, o livro tem o lançamento marcado para o dia 26 de outubro, por ocasião do IV Congresso de Educação e Formação Docente: Perspectivas e Possibilidades”- IV CONEF. O evento será realizado online, via Google Meet.

O livro, editado nos formatos e-book e impresso, foi organizado pelos professores Filomena Luciene Cordeiro Reis (Departamento de História), João Olímpio Soares dos Reis (Departamento de Educação), Shirley Patrícia Nogueira, do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, também vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unimontes) e Rita Tavares de Mello, do departamento de Métodos e Técnicas de Pesquisa.

A obra conta com a participação de cinco acadêmicas da Unimontes, que estão inseridos no Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV): Ana Caroline Souza de Oliva e Mariany Stefane Pereira, Letras/Espanhol; Daniela Assunção Martins Ruth Ester Lopes Oliveira Rodrigues, Pedagogia; e Thais Francine Alves Silva (História). Também contribuem na iniciativa a professora Elizabete Barbosa Carneiro (Departamento de História) e três estudantes do ensino médio, da iniciação científica voluntária.

SPOILER

O livro apresenta os relatos de educadoras que trabalharam com a alfabetização de adultos em Montes Claros no período de 1996 a 2016, durante os primeiros 20 anos de vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBDN). A lei leva o nome do seu autor, o professor Darcy Ribeiro (1922/1997), nascido em Montes Claros. Foram elas: Ivanete Gonçalves Rodrigues, Roneglesiee Fróes de Carvalho, Eliária Silvana Evangelista Silva, Maria Francisca da Silva Cardoso e Daniela Gonçalves Barreto.

Elas se dispuseram a contar suas histórias de vida e a narrar o exercício da arte de ensinar. Conforme explica a professora Filomena Cordeiro, as educadoras relataram como desenvolveram a metodologia de ensino e também contaram as histórias de vida das pessoas que foram alfabetizadas na idade adulta.

“As pessoas relataram os motivos pelos quais não foram alfabetizadas na idade certa. Muitas delas só conseguiram a alfabetização quando já eram idosas”, relata a professora Filomena Cordeiro Reis. “Foi uma construção de aprendizados, que se fez por meio de laços e parcerias entre os membros da equipe de trabalho. Caminhada com muitos reveses e vitórias, em momentos difíceis, na Instituição e no país no campo educacional. Muitas superações nos possibilitaram a construção dessas narrativas, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96 no decorrer dos seus vinte anos de existência, especialmente, na trajetória da Educação de Jovens e Adultos por meio das histórias de vida das professoras e mulheres alfabetizadoras”, afirmam os organizadores do livro.

Os responsáveis pela obra destacam que tiveram o objetivo de “sinalizar a importância das lutas e conquistas dos movimentos sociais e dos educadores pela garantia do direito à educação para os sujeitos que a ela não tiveram acesso ou que não concluíram seus estudos na idade própria”.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária