A Universidade Estadual de Montes Claros segue como uma das apoiadoras de um mais importantes eventos de saúde do interior do Brasil. No próximo dia 20, será aberto o 4° Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Associação Presente, com programação até o dia 22/8. Neste ano, em caráter excepcional diante do período de pandemia pela Covid-19, o formato será totalmente on-line, com palestras, mesas de discussão e apresentação eletrônica de pôsteres sobre os avanços nos tratamentos oncológicos e a promoção da saúde no Brasil.

Podem participar acadêmicos, profissionais de saúde, professores e pesquisadores. A inscrição é solidária, com a renda revertida para a manutenção da entidade organizadora e para a construção do Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva. Haverá entrega de certificado de 40 horas.

Para o reitor Antonio Alvimar Souza, a participação direta da Unimontes neste evento reforça os objetivos científicos de aprofundar as discussões referentes à promoção da saúde, além da oportunidade de abordar pontos da prestação de serviços, práticas extensionistas e das pesquisas institucionais no tratamento e prevenção ao câncer.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial será no dia 20/8, às 19 horas, com a palestra “Dias Melhores Virão”, com os convidados o escritor e psicólogo clínico Rossandro Klinjey e a jornalista mineira Leila Ferreira. Nos dois dias seguintes, os trabalhos serão conduzidos por 35 palestrantes com projeção nacional e internacional – inclusive convidados da Unimontes – sobre temas como: oncologia genética, imunoterapia, contribuição da inteligência artificial na oncologia, câncer de mama e de colo do útero e de pulmão, tumores urológicos e hematológicos, “advocacy”, ciência de dados, musicoterapia, cuidado integral e cuidados paliativos. Um assunto atual, como o “Reflexo da Covid-19 no Tratamento Oncológico”, também será debatido pelos profissionais convidados.

As inscrições podem se feitas pelo endereço eletrônico www.congressooncologia.com.br, com valores específicos para cada categoria de participante. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Sociedade Brasileira de Mastologia e a Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO) são alguns dos outros parceiros do evento. Outras informações sobre o evento pelo telefone (38) 3213-4296 ou pelo Whatsapp (38) 98834-0105.

Congresso Nacional de Oncologia
Quarta edição
Palestras, mesas de discussões e apresentação de trabalhos
Período: de 20 a 22 de agosto