A Universidade Estadual de Montes Claros divulgou na tarde desta segunda-feira (23/8), o resultado final dos chamamentos públicos para a formação do cadastro de reservas de acadêmicos no âmbito de dois programas federais: Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

As relações nominais dos acadêmicos selecionados foram disponibilizadas pela Assessoria de Projetos Especiais, da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), e podem ser consultadas na seção de editais, no site www.unimontes.br. A coordenação institucional do Programa Residência Pedagógica fará, mais adiante, a divulgação da classificação final específica do curso de História, após o encaminhamento do coordenador do respectivo subprojeto.

RESULTADOS
PIBID | Residência Pedagógica

Tanto o PIBID como a Residência Pedagógica são dirigidos aos alunos dos cursos de Licenciatura. No âmbito dos dois programas, a Universidade Estadual de Montes Claros possui 960 alunos beneficiados, dos quais participam 40 docentes como coordenadores dos subprojetos e, ainda, 120 professores da educação básica de 120 escolas públicas do Estado e municípios da área de abrangência da instituição.

As bolsas mensais, financiadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), têm vigência por 18 meses.

O PIBID é dirigido aos universitários dos quatro primeiros períodos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Biologia, Língua Portuguesa, Artes/Teatro, Artes/Visuais, Geografia, Letras/Inglês e Educação Física. São 360 bolsistas no campus-sede e nos campi de Brasília de Minas, Januária, Janaúba e Unaí.

A Residência Pedagógica conta com 600 acadêmicos do 5º ao 8º período dos cursos de Pedagogia, Matemática, Letras/Português, Letras/Inglês, Biologia, Geografia, História, Educação Física, Filosofia e Artes.

O cadastro de reserva é necessário para a manutenção da cota de bolsas que a Unimontes possui junto à Capes/MEC nestes dois programas. Os alunos classificados nestas listas serão chamados à medida que cada um dos subprojetos demandar novos bolsistas, em situações como conclusão do curso (outorga de grau) ou cumprimento do tempo limite de vigência da bolsa (18 meses).

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial