A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em ação articulada com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, reforça a estrutura de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de seis hospitais do Norte de Minas para o atendimento a pacientes graves do Novo Coronavírus (Codiv-19). As seis unidades hospitalares receberão, juntas, 30 respiradores pulmonares, repassados pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em regime de comodato – e em caráter emergencial, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Os aparelhos serão emprestados aos hospitais: Santa Casa de Caridade (10 respiradores) e Hospital Dilson Godinho (8), de Montes Claros; Hospital Nossa Senhora Santana (5), de Brasília de Minas; Hospital Regional Santo Antônio (3), de Taiobeiras; Hospital Doutor Moisés Magalhães Freire (03), de Pirapora; e Hospital Regional (1), de Janaúba.

A escolha dos hospitais contemplados com os respiradores mecânicos para o atendimento aos pacientes da Covid-19 foi feita em consenso, durante reunião realizada quinta-feira (02/04), entre a Superintendência Regional de Saúde, integrantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems – Norte Minas ) e do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) e Enfrentamento ao Coronavirus (Covid-19) da SRS/Montes Claros. A definição das unidades beneficiadas foi baseada em critérios técnicos: “ter leitos ativos de UTI” e “disponibilidade de implantação e disponibilização imediata de leitos ampliada de UTI”.

Após a decisão, a superintendente regional de Saúde, Dheyme Thayne Pereira Marques, encaminhou ofício à reitoria da Unimontes, informando a relação dos hospitais habilitados para o recebimento dos equipamentos. Também foi encaminhada nota técnica da SRS/Montes Claros a respeito da instalação dos aparelhos.

Os respiradores disponibilizados fazem parte da reserva técnica do Hospital Universitário Clemente de Faria. O HUCF também teve estruturada uma de Unidade de Terapia Intensiva e Semi Intensiva para o enfrentamento do Novo Coronavírus, chegando a 35 leitos de UTI).

No entanto, o Hospital Universitário alcançou o máximo de aproveitamento do seu espaço físico, de recursos humanos e de estrutura necessária para leitos de UTI. Desta forma, a Reitoria da Unimontes e a Superintendência do HUCF decidiram encaminhar à Superintendência Regional de Saúde a proposta para o empréstimo dos respiradores da reserva técnica, em regime de comodato, para outros hospitais, com o objetivo de reforçar a estrutura de terapia intensiva das unidades da região no enfrentamento da Covid-19.

“Compreendemos que, em um momento de dificuldades como este, do enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus, todas as instituições públicas devem se unir em prol da população. É hora de darmos as mãos. O Hospital Universitário Clemente de Faria, com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS), soma e colabora com outros hospitais numa corrente do bem”, afirma o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza. “Compreendemos que a nossa missão não é somente melhorar a vida das pessoas, mas também salvar vidas”, conclui o reitor.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria