A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em ação articulada com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, reforça a estrutura de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de seis hospitais do Norte de Minas para o atendimento a pacientes graves do Novo Coronavírus (Codiv-19). As seis unidades hospitalares receberão, juntas, 30 respiradores pulmonares, repassados pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em regime de comodato – e em caráter emergencial, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Os aparelhos serão emprestados aos hospitais: Santa Casa de Caridade (10 respiradores) e Hospital Dilson Godinho (8), de Montes Claros; Hospital Nossa Senhora Santana (5), de Brasília de Minas; Hospital Regional Santo Antônio (3), de Taiobeiras; Hospital Doutor Moisés Magalhães Freire (03), de Pirapora; e Hospital Regional (1), de Janaúba.

A escolha dos hospitais contemplados com os respiradores mecânicos para o atendimento aos pacientes da Covid-19 foi feita em consenso, durante reunião realizada quinta-feira (02/04), entre a Superintendência Regional de Saúde, integrantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems – Norte Minas ) e do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) e Enfrentamento ao Coronavirus (Covid-19) da SRS/Montes Claros. A definição das unidades beneficiadas foi baseada em critérios técnicos: “ter leitos ativos de UTI” e “disponibilidade de implantação e disponibilização imediata de leitos ampliada de UTI”.

Após a decisão, a superintendente regional de Saúde, Dheyme Thayne Pereira Marques, encaminhou ofício à reitoria da Unimontes, informando a relação dos hospitais habilitados para o recebimento dos equipamentos. Também foi encaminhada nota técnica da SRS/Montes Claros a respeito da instalação dos aparelhos.

Os respiradores disponibilizados fazem parte da reserva técnica do Hospital Universitário Clemente de Faria. O HUCF também teve estruturada uma de Unidade de Terapia Intensiva e Semi Intensiva para o enfrentamento do Novo Coronavírus, chegando a 35 leitos de UTI).

No entanto, o Hospital Universitário alcançou o máximo de aproveitamento do seu espaço físico, de recursos humanos e de estrutura necessária para leitos de UTI. Desta forma, a Reitoria da Unimontes e a Superintendência do HUCF decidiram encaminhar à Superintendência Regional de Saúde a proposta para o empréstimo dos respiradores da reserva técnica, em regime de comodato, para outros hospitais, com o objetivo de reforçar a estrutura de terapia intensiva das unidades da região no enfrentamento da Covid-19.

“Compreendemos que, em um momento de dificuldades como este, do enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus, todas as instituições públicas devem se unir em prol da população. É hora de darmos as mãos. O Hospital Universitário Clemente de Faria, com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS), soma e colabora com outros hospitais numa corrente do bem”, afirma o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza. “Compreendemos que a nossa missão não é somente melhorar a vida das pessoas, mas também salvar vidas”, conclui o reitor.

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro