A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor), com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram escolhidas para a realização de projeto de recuperação de área degradada dentro do Parque Estadual Caminho dos Gerais, localizado no Norte de Minas, entre os municípios de Espinosa, Gameleiras, Mamonas e Monte Azul.

A escolha deu-se através de chamada do “Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga” do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), ao qual a Fadenor concorreu e venceu.

O projeto, denominado “Sendas”, irá restaurar 75 hectares de vegetação de Caatinga, 10 hectares de Mata ciliar e 0,4 hectares de uma área de empréstimo. Paralelamente, irá realizar obras para a contenção de cinco voçorocas, construção de barraginhas para contenção de águas de chuva e o monitoramento da flora, fauna e solo do parque.

À frente dos trabalhos, enquanto coordenador, estará o professor doutor Luiz Henrique Arimura Figueiredo, docente da Unimontes vinculado ao departamento de Agronomia, no Campus Janaúba. O professor contará com a contribuição de uma equipe de 16 pesquisadores da Universidade e da UFMG, ligados aos programas de Biologia, Geografia, Agronomia e Desenvolvimento Social, além de mais nove bolsistas da graduação e pós-graduandos.

CRONOGRAMA

O projeto transcorrerá pelos próximos três anos e terá um valor total de cerca de R$2,7 milhões, dos quais R$ 1,5 milhão será de recursos financeiros alocados pelo FUNBIO. O restante será contrapartida não financeira das instituições parceiras.

Além da atuação na recuperação do Parque, o projeto terá uma contribuição acadêmica significativa a partir de contribuições para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas ambientais e sociais, reforçando o papel da Unimontes como instituição referência na atuação do desenvolvimento de toda a região na área ambiental.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária