Ação conjunta avalia importância da prática de atividades físicas por idosos

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve parceria com Escola Colombiana de Reabilitação (ECR), de Bogotá. A ação conjunta objetiva viabilizar a participação de professores e acadêmicos das duas instituições em projetos de pesquisa, especialmente aqueles relacionados à avaliação da saúde da pessoa idosa e a importância da prática de atividades físicas, com foco na prevenção de demências e tratamento de declínio cognitivo.

Além disso, o intercâmbio docente e discente será viabilizado, para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O convênio de cooperação técnico-científica com a instituição da Colômbia foi assinado em maio de 2023. A parceria terá duração de cinco anos.

As atividades conjuntas foram iniciadas em outubro de 2022, quando o professor e pesquisador Renato Sobral Monteiro Junior, do Departamento de Educação Física e do Desporto e do no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes, visitou a Escola Colombiana de Reabilitação, na capital colombiana, e apresentou a proposta do projeto de pesquisa.

Em novembro de 2022, um pesquisador da Escola Colombiana de Reabilitação, visitou a Unimontes, onde participou do V Congresso Internacional de Ciências da Saúde, organizado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da universidade norte-mineira.

Em dezembro de 2022, o professor Renato Sobral ministrou palestra sobre intervenção por exercício físico no comprometimento cognitivo de idosos, no modo online em evento da ECR. Neste ano, até então, foram promovidas reuniões quinzenais por videoconferência, visando a tramitação de projetos de pesquisa e viabilização de intercâmbio discente na pós-graduação.

O professor Renato Monteiro Sobral Junior salienta que a iniciativa visa a implementação de pesquisas sobre envelhecimento, saúde mental e física por meio de exercícios e viabilizar intercâmbio discente e docente na pós-graduação. Outro objetivo é realizaão de estudos sobre os efeitos do exercício físico no cérebro de idosos. “A parceria com a Escola Colombiana de Reabilitação vai fortalecer as ações de internacionalização da Unimontes”, conclui Renato Sobral.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal