A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Empresa de Assistência Técnica, a Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba promovem, até a próxima quarta-feira (07/06), a primeira Exposição de Ciências, Tecnologia e Educação (1ªExpôtech) para levar conhecimento técnico aos produtores do Norte de Minas, contribuindo para ampliar a produção agrícola, discutir questões relevantes para o setor de agronegócio e para apresentar novas oportunidades de produção, como a produção de cacau no Norte de Minas.

Reitor visita estande da Unimontes em Janaúba (Fotos: Alex Sexko)

A solenidade de abertura da 1ª Expôtech, aconteceu nessa segunda-feira (05/06), no Centro de Cultural Marly Sarney, em Janaúba, com presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu; da gerente regional da Emater em Janaúba, Renata Braga Medrado Lima; do secretário municipal de Agronegócio de Janaúba, José Edmozame Luiz de Morais, e da representante da Comissão Organizadora da exposição, professora Adelica Aparecida Xavier. Eles destacaram a importância da união da Unimontes, Emater e Sindicato dos Produtores Rurais em defesa de uma produção mais sustentável, eficiente e com ganhos para toda a sociedade.

O reitor Wagner de Paulo Santiago enfatizou que a Unimontes tem compromisso não apenas com o desenvolvimento intelectual, mas com o desenvolvimento social de toda as regiões em que atua, lembrando que muitos municípios do Norte de Minas e do Vale Jequitinhonha figuram na lista das cidades com os piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais. “Apenas colocando o conhecimento a serviço da sociedade será possível reverter esse quadro, gerando produção de emprego, renda e oportunidades principalmente para os pequenos produtores rurais”, destacou o reitor.

Neste aspecto, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, observou que 80% dos produtores do Norte de Minas são pequenos e precisam do apoio para melhorar e ampliar a produção.

A 1ªExpôtech reúne o Seminário Emater: os desafios da bovinocultura leiteira no semiárido mineiro, o Seminário de Ciências Agrárias da Unimontes e o Seminário Cacau: cacauicultura no semiárido – uma nova fronteira.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (06/06), será realizado o Seminário de Ciências Agrárias da Unimontes, com as palestras “Segurança na Produção De Alimentos”, com Rômulo Tadeu Pace de Assis Lage, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); “Sistemas Integrados de Produção no Semiárido”, com o professor Leonardo Tuffi dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais; “Produção Eficiente de Arrobas no Semiárido”, com Rostyner Costa, Consultor Técnico Nacional de Bovinos de Corte/Cargill-Nutron.

Na parte da tarde, “Bioinsumos na produção de alimentos: casos de sucesso”, com Isac Pereira Soares Martins, Diretor do Grupo Biomult; “Como aplicar bioinsumos, tem jeito certo?”, com Marcel Dias Gonçalves e Carlos Alberto Gusmão, Co-Founder Agrowt Group; “Por que usar inoculante na produção de silagem?”, com Evely Giovanna Leite Costa, da SLO Agropecuária.

Fotos: Alex Sexko

Na quarta-feira (07/06), será realizado o Seminário Cacau: Cacauicultura no Semiárido – Uma Nova Fronteira, com as palestras “Produção de cacau no Seminário”, com José Basílio Vieira Leite, consultor da Brasiltech International Agronomy; “Produção de mudas de cacau”, com Aldo Lavigne, consultor do Viveiro Brasil Cacau; “Mercado e comercialização de cacau”, com Fábio Henrique Campos Marques, da Cargill. E, na parte da tarde, os participantes da 1ªExpôtech poderão fazer visita técnica a fazendas de cacau da região de Janaúba.

Ações do Campus Unimontes em Janaúba

O Campus da Unimontes em Janaúba, desenvolve a cada dois anos, a Semana das Ciências Agrárias (Seagri) que nesse ano, também ocorre dentro da 1ªEXPÔTECH com participação de alunos, acadêmicos e professores.

Os cursos de graduação oferecidos pela Unimontes em Janaúba são: Agronomia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Zootecnia.

Na Comissão organizadora da 1ª EXPÔTECH estão os professores da Unimontes Janaúba: Luciana Caldeira, Maristella Martinelli, Fabiana de Souza, Cláudio Arouca, Carlos Matrangolo e Flávio Monção.

Dentro da Expotech, a Comissão da Seagri irá desenvolver atividades na forma de 16 minicursos epalestras em parceria com a Emater-MG e o Sindicato Rural de Janaúba, de 01 ao 07 de junho.

Os minicursos são abertos para professores, estudantes, técnicos e produtores rurais. Confira a programação e faça sua inscrição através do link:

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana