Conforme autorização da Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o retorno parcial das atividades presenciais, a partir da próxima segunda-feira (4 de outubro), começará pelo Laboratório do Exercício (Projeto Labex) e o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ). A decisão segue orientações do Comitê Gestor da Unimontes, responsável pelas questões relacionadas à pandemia do Novo Coronavírus, com base nos protocolos preventivos de segurança contra a transmissão da COVID-19.
A portaria Nº 135/2021, neste sentido, foi publicada nesta sexta-feira (1º/10), em consonância com a aprovação do referido Comité aos pedidos solicitados pelo Labex e pelo SAJ.
A gestão superior da Universidade considera a volta destes dois serviços “como um marco importante na possibilidade do retorno presencial gradativo para as atividades no campus-sede”. E, diante do cumprimento pontual dos protocolos e das medidas sanitárias já recomendados à comunidade acadêmica, esta retomada poderá sinalizar a volta gradual de outros setores da Unimontes, no campo acadêmico e administrativo.
LABEX E SAJ
O Laboratório do Exercício é vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto. Funciona anexo ao Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”, no campus-sede, com atendimento da comunidade acadêmica. Por sua vez, o SAJ está ligado ao Curso de Direito. O serviço está instalado no prédio 1 (campus-sede) e presta atendimento gratuito às pessoas de baixa renda no acesso à Justiça, principalmente.
O retorno gradual das atividades, a partir deste 4/10, foi autorizado por meio da Portaria Nº 131/2021, de 22 de setembro, do reitor Antonio Alvimar Souza. No documento, a gestão autoriza o retorno gradual das atividades presenciais, mediante as decisões estabelecidas pelo Comitê Gestor, que estabelecen os procedimentos para o cumprimento dos protocolos e as etapas de retomada destas ações na instituição.
Criado por meio de resolução 006/2021 do Conselho Universitário (CONSU), de 25 de agosto de 2021, o Comitê Gestor é responsável pela implantação, monitoramento e controle da execução do Protocolo de Retorno das atividades no âmbito da Universidade.