A Universidade Estadual de Montes Claros obteve o cumprimento integral do plano de metas 2020 pactuado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag). O resultado positivo garante o cumprimento integral (100%) para a manutenção da ajuda de custo aos professores da Unimontes.

A informação foi divulgada nesta semana pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin/Seplag), ao qual compete a avaliação do plano de metas e a deliberação dos resultados alcançados por cada órgão do Estado.

O plano de metas é avaliado a cada dois meses (seis bimestres/ano) e, diante do resultado alcançado, o percentual para a ajuda de custo é aplicado no bimestre seguinte. Ou seja, com os 100% registrados em novembro e dezembro do ano passado, o valor da ajuda de custo para os professores será integral para janeiro e fevereiro próximos (R$ 69,00 por cada dia útil trabalhado).

COMO É

O plano de metas é estabelecido por meio de resolução conjunta da Unimontes e Seplag, em consonância com o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ambos da Universidade, e com as normas estabelecidas pela Secretaria.

As metas são propostas sempre em dezembro e envolvem a participação de todas as Pró-Reitorias, uma vez que são metas vinculadas às atividades de ensino, pós-graduação, pesquisa e extensão, além da questão orçamentária.

Em 2020, por exemplo, foram avaliadas questões como a política de assistência estudantil, redução da evasão escolar, inserção acadêmica na iniciação científica, implantação do portal de periódicos, titulação docente e a redução dos gastos em custeio, dentre outros pontos.

“O diferencial neste trabalho está no alinhamento de metas, mas que só puderam ser alcançadas com a participação coletiva dos setores das Pró-reitorias envolvidas, especialmente em um ano atípico de pandemia, marcado por restrições e nos exigindo criatividade a todo o momento”, pontua o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Aloysio Vieira.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos