“A Unimontes e o Hospital Universitário Clemente de Faria têm provado o seu valor e importância histórica. O compromisso em formar pessoas em grande parte do estado de Minas Gerais demonstra que a máxima de sermos uma Universidade de integração regional segue as ações desta Instituição”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

As aspas foram proferidas durante formalização de protocolo de intenções de Cooperação e Intercâmbio Técnico-Científico e Cultural celebrado entre a Câmara Municipal de Montes Claros (CMMC). A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (13/4) no plenário da CMMC.

Assim como já amplamente desenvolve com várias instituições, o objetivo do protocolo é promover atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, tecnologia e ações que envolvam as grandes áreas da Unimontes: ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.

Fotos: Alex Sezko/Unimontes

Conforme o documento, no decorrer das atividades a serem desenvolvidas, cada projeto executado terá um coordenador vinculado às pró-reitorias e unidades da Universidade. Uma das possibilidades da cooperação, em parceria com o departamento de História da Unimontes, será a de organizar, catalogar e digitalizar os registros do Arquivo Público Municipal Vereador Ivan José Lopes, um importante patrimônio documental e de memória do Município. Por outro lado, a parceria também irá fortalecer a relação interinstitucional, notadamente nos projetos de estruturação da Unimontes que dependem do apoio dos governos do Município, do Estado e da União.

Sessão Especial

O protocolo também foi assinado pela reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNMG), professora Maria Joaquina, que participou da reunião de forma remota, e pelo Presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus, que destacou como fundamental para a cidade a atuação de ambas instituições na formação de pessoas e na produção de conhecimento. A vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas Abreu também participou da solenidade. A sessão foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Montes Claros, no canal 5.3, e pelo canal no YouTube.

A celebração do acordo aconteceu em sessão especial já que marcou os 100 dias da atual Legislatura (19ª), iniciada em 1º de janeiro de 2021. “Foram dias desafiadores, principalmente por causa da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), mas temos o compromisso de trabalhar para construir soluções positivas, não importam as adversidades”, concluiu o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025