Evento é organizado por grupo de estudos criado há apenas um ano e reunirá alguns dos principais pesquisadores mundiais sobre o tema

Desenvolvido a partir de uma iniciativa de acadêmicos da graduação, o Grupo de História Medieval (GEHM) da Universidade Estadual de Montes Claros tem apenas um ano de atividades, mas já coloca a Universidade Estadual de Montes Claros como uma das referências no País na produção e no incentivo às pesquisas sobre o tema. Prova disto está no protagonismo da Unimontes com a realização da “I Internacional Conference: Global Medievalism” (Conferência Internacional: Medievalismos Globais), evento virtual programado para os dias 28 a 30 de abril, com a participação de pesquisadores convidados do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Portugal e de Cabo Verde.

A programação será 100% online como medida preventiva neste momento de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Haverá conferências (2), mesas redondas (4), workshop e simpósio temático para a apresentação de trabalhos científicos. O portal https://www.globalmedievalism.com/ oferece todas as informações sobre a Conferência.

As inscrições para submissão foram prorrogadas até 15 de abril, com limite de dois resumos por participante. Os interessados também podem sugerir propostas para mesas temáticas. Os materiais selecionados serão publicados no e-book do evento, que será lançado no segundo semestre. O resultado de todas as submissões será divulgado até 25/4.

O QUE É

O GEHM foi criado em março de 2020, como iniciativa de alunos orientandos em História Medieval do curso de licenciatura em História da Unimontes. “Até como reconhecimento ao grande interesse dos alunos, abraçamos o projeto como instituição e com a perspectiva de interação com outros centros de estudo do tema e para a produção permanente de pesquisas”, destaca o professor Vinicius Cesar Dreger de Araujo, supervisor do grupo de estudos.

Mestre e doutor em História Social pela USP, com ênfase em Idade Média, ele é o responsável pela disciplina em História Medieval na Unimontes/Montes Claros. O professor Robson Murilo Grando Della Torre, doutor em História Cultural pela Unicamp e responsável pelas disciplinas de História Antiga e Medieval no curso de História no campus Unimontes/São Francisco (Norte de Minas), é o supervisor-adjunto do GEHM.

TERMOS – O termo “História Medieval” é abrangente. Há uma amplitude e Vinícius Dreger faz questão de explicar as diferenças. “A História Medieval aborda o período entre os Séculos V e XV, com os marcos cronológicos basicamente entre o final do Império Romano do Ocidente e o final do Império Romano do Oriente”. Já o Medievismo, segundo ele, refere-se ao interesse pelos fatos e processos históricos do período medieval. “Por sua vez, o Medievalismo se inspira em algo ligado à Idade Média, mas não é rigorosamente fiel à realidade histórica, como vemos em obras musicais, literárias, no cinema e televisão, jogos e outras formas que geram os produtos culturais atualmente”.

O professor da Unimontes vai além: “a recepção e o uso da Idade Média estão em todos os aspectos, concentrados na cultura de massa e nas discussões políticas da atualidade, por exemplo. A desmitificação é fundamental para se entender o porquê desta apropriação que vemos em segmentos como na indústria do entretenimento e que movimenta bilhões de dólares”.

PROJEÇÃO

Um dos grandes incentivos para o desenvolvimento do Grupo de Estudos em História Medieval foi a realização de reuniões online para a discussão de textos temáticos, já no primeiro mês de criação do GEHM. A ideia foi ampliada com a participação do público externo, como graduandos, mestrandos, doutorandos e pesquisadores de outras instituições.

“Tivemos o privilégio de qualificar o formato do trabalho, com a participação de autores de nossas referências bibliográficas nas reuniões do grupo. O ambiente mais interativo contribuiu bastante com a maturação dos estudantes”, acrescenta o professor. Entre março e novembro, as reuniões foram semanais – formato hoje quinzenal.

“Ainda em junho, já estendemos os convites para as participações internacionais e tivemos o privilégio de receber o professor PhD Richard J. Utz, natural da Alemanha e catedrático do Instituto de Tecnologia da Georgia (GeorgiaTech), dos Estados Unidos. Ex-presidente da Sociedade Internacional para o Estudo do Medievalismo e autor de diversas publicações sobre o assunto, ele será o conferencista na abertura da Conferência Internacional organizada neste mês pela Unimontes. “Com as constantes participações de referências no assunto, conquistamos rapidamente uma interação com vários dos principais centros mundiais nestes estudos, inclusive com repercussão do nosso grupo em sites internacionais”, explica.

De acordo com o professor, a abertura com as instituições brasileiras e internacionais elevou ainda mais o debate até mesmo para consolidar as parcerias que, agora, contribuem com a realização da Conferência. O coordenador do GEHM comemora a publicidade positiva que o grupo passou a ter, mesmo se tratando de uma universidade estabelecida em um dos rincões brasileiros.

“Sobretudo a integração entre pesquisadores nacionais e internacionais foi determinante para constituirmos este novo polo de estudos medievais mesmo no interior do País”, finaliza Vinícius Dreger, ao destacar os alinhamentos com outros grupos com linhas de pesquisas afins nas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Triângulo Mineiro (UFTM), do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), de Pelotas (UFPel), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de Mato Grosso (UFMT) além de pesquisadores de outras instituições.

Acesse o Facebook do GEHM

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras