Da esquerda para a direita: vice-reitora Ilva Ruas, reitor Antonio Alvimar, diretor do Instituto Veredas de Ensino, José Nailton Silveira de Pinho, coordenador de projetos especiais da Pró-Reitoria de Extensão, Gilson Fróes e o presidente do Circuito Sertão Gerais, Esmeraldo Pizarro Filho (foto: Andrey Librelon/Unimontes)
 

A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu na manhã de segunda-feira (31/08) proposta para integrar e apoiar o Circuito Turístico Sertão Gerais. A iniciativa tem como objetivo mapear destinos turísticos das regiões Norte e Noroeste de Minas  e Vale do Jequitinhonha, além de produzir um catálogo de turismo.

A proposta foi apresentada ao reitor, professor Antonio Alvimar Souza, à vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, e ao professor Gilson José Fróes, coordenador de projetos especiais da Unimontes pelo presidente do Circuito Sertão Gerais, Esmeraldo Pizarro Filho, conselheiro do Montes Claros e Região Convention Bureau e Membro da Câmara  de Turismo e Cultura do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc); e pelo diretor do Instituto Veredas de Ensino, José  Nailton Silveira de Pinho,  parceiro/editor na elaboração do Catálogo  de Destinos Turísticos do Sertão Mineiro.

Eles sugeriram uma parceria com a Unimontes, a partir da realização de ações conjuntas com o envolvimento dos cursos de graduação de Biologia, Geografia e Educação Física, entre outros. O objetivo é que os cursos venham agregar competência ao projeto e incrementar o circuito turístico.

O reitor Antonio Alvimar agradeceu o convite formulado à Universidade e informou que vai elaborar uma carta de anuência sobre a posição oficial da instituição em relação à parceria para a produção do catálogo turístico.  O documento também deverá abordar o envolvimento dos cursos de graduação na iniciativa a partir dos projetos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão.

Sertão Gerais

Além do Circuito Turístico Sertão Gerais, que integra os demais 47 circuitos da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Feicitur), o Norte de Minas reúne quatro redes turísticas: Circuito Turístico da Cachaça, Circuito Serra do Cabral, Circuito Velho Chico e o Circuito Lago do Irapé.

Relacionadas

III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
IPC Moc aponta aumento do custo de vida em outubro e novembro
Unimontes realiza Celebração em Ação de Graças pelo ano de 2024
Unimontes encerra ano letivo com outorgas de grau
Unimontes lança edital para mestrado em Botânica Aplicada
CCH apresenta Exposição “Desenhos de Observação”