Dentro da “Campanha Justiça pela Paz em Casa” desenvolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por iniciativa da ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha e que tem como parceiro o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza mais uma ação pelo fim dos crimes domésticos. Neste mês, nos dias 25 e 26, acontecerá a “II Conferência Regional pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

O evento é organizado pela Unimontes por intermédio do Grupo de Pesquisa “Gênero e Violência”, do Grupo de Pesquisa em “Metodologia das Ciências Sociais, Violência e Criminalidade”, Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), Defensoria Pública de Minas Gerais, Polícia Civil, Programa Vira-Vida e Conselho Nacional – ambos do Sesiminas –, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

JUIZADO

O objetivo é dar continuidade ao debate e às ações coletivas em Montes Claros pelo fim da violência doméstica no Norte de Minas e, ainda, discutir as possibilidades de criação em Montes Claros do Juizado de Violência Doméstica e Familiar, previsto pela Lei 11. 340/2006. O Juizado tem competência criminal e civil, abrangendo as questões de família decorrentes da violência contra mulheres como: pensão alimentícia, guarda dos filhos, divisão de bens e propriedades, entre outras.

Veja

“A partir da II Conferência teremos a oportunidade não só de debater o tema, mas também conhecer e divulgar resultados de pesquisas, de projetos de intervenção e experiências que abordem as várias modalidades de violência de gênero, doméstica e familiar”, destacou a professora Cláudia de Jesus Maia, uma das coordenadoras do evento.

Conforme a programação, os trabalhos serão iniciados com a apresentação do cronograma, no dia 25/11, a partir das 14 horas. Em seguida, a palestra com a professora Tânia Mara Campos de Almeida, da Universidade de Brasília (UnB). Em seguida, as mesas redondas com as temáticas “O Juizado de Violência Doméstica e Familiar”, “Violência contra Mulheres, Saúde e Medicina Legal” e “A Sociedade Civil na Luta pelo Fim da Violência”.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

Interessados podem participar do evento também com a divulgação de trabalhos acadêmicos sobre o tema. O período de inscrições para resumos será observado de até 20 de novembro. “Podem participar acadêmicos, pesquisadores, profissionais e servidores de instituições públicas, privadas ou filantrópicas, policiais militares e civis, integrantes da rede apoio às mulheres em situação de violência; enfim, todo cidadão ou cidadã interessada no debate acerca da violência contra mulheres, doméstica e familiar”, completa a professora Cláudia Maia.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site http://www.mulher.unimontes.br/conferencia/index.php/inscricoes  ou pelo email: gvmulheres@gmail.com.

II Conferência Regional pelo fim da Violência Contra as Mulheres
Data: 25 e 26 de novembro