A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros atendeu à convocação feita pelo Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante) e contribuiu efetivamente com a campanha para arrecadar donativos para os moradores de Mariana e dos distritos atingidos pela tragédia do rompimento de duas barragens. O movimento #AbraçaMariana acontece em consonância com o trabalho da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Em apenas quatro dias úteis, a campanha arrecadou quase 400 quilos de donativos. Parceiro da campanha, o Serviço Social do Comércio (SESC-MG), por intermédio do Projeto Mesa Brasil, disponibilizou nessa quinta-feira (12/11), uma van própria – que integra também o movimento “Rede Nacional contra a Fome e o Desperdício” – para o recolhimento dos donativos na sede do SAJ Itinerante, no campus-sede.

Segundo a supervisora do Mesa Brasil para Montes Claros, Tatiane Palmeira Eleutério, nas próximas horas, os donativos serão levados para a região de Mariana, assim como os itens arrecadados em outras campanhas desenvolvidas na cidade, como a da Defesa Civil Municipal.

DONATIVOS

Coleta donativosEntre os donativos arrecadados estão alimentos (macarrão, óleo, leite em pó, arroz, açúcar, feijão, etc), água mineral (galões e garrafas pequenas e médias), material de limpeza (álcool, desinfetante, detergentes), material descartável (guardanapos, copos, talheres e pratos de plástico) e produtos de higiene pessoal (absorventes íntimos, papel higiênico, creme dental, escovas). Estes itens vêm sendo apresentados pelas equipes de socorro e de apoio como os de necessidade mais urgente para os desabrigados em Mariana.

“Procuramos trabalhar em sintonia com as demandas que as equipes de socorro e de apoio divulgaram pela imprensa e em suas redes sociais desde a ocorrência da tragédia. O tempo foi curto de nossa campanha diante da urgência destas pessoas, mas o apoio e o suporte demonstrados pela comunidade da Unimontes foram muito significativos e estamos muito conformados em fazer parte desta rede de solidariedade”, explica a professora Ionete Magalhães, coordenadora do SAJ Itinerante.

Sobre as roupas e calçados doados durante a campanha do SAJ Itinerante, como já há in loco uma quantidade suficiente para atender os moradores atingidos em Mariana, estes itens serão entregues em instituições assistenciais de Montes Claros. “Já estamos providenciando uma triagem responsável e criteriosa para o encaminhamento destes donativos específicos”, acrescenta.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia