Quem ainda não visitou o Museu Regional do Norte de Minas, localizado no Corredor Cultural, Centro Histórico de Montes Claros, terá a oportunidade de aproveitar, além do acervo fixo, três exposições temporárias. Bonecos, Transeuntes e Mandalas são um convite à imaginação, espiritualidade e reflexão e certamente vão permitir ao público uma imersão na proposta trazida pelos artistas expositores.

Quem já conhece também não pode perder, já que a mostra temporária fica dispoonível só até o dia 28 de outubro no espaço. A entrada é grauita e a programação agrada a pessoas de todas as idades. Conhecer o Museu é revisitar a nossa história e uma forma de fortalecer a nossa cultura.

Bonecos: a arte de encantar

Este é o último final de semana para visitar a exposição “Bonecos, A Arte de Encantar”, do artista plástico, Marcelo Dettogni, no Museu Regional do Norte de Minas, gerenciado pela Unimontes . Com uma trajetória reconhecida pelo uso de materiais como arame e tecido, Dettogni dá vida a personagens que remetem ao universo de histórias e mitos.

A exposição celebra o poder da imaginação e revive memórias afetivas com seus bonecos singulares. Até o dia 28 de outubro o público vai poder conferir o trabalho do artista reconhecido por criar figuras que transitam entre a arte e o lúdico, promovendo encantamento e nostalgia para encantar o público infantil e adulto. A exposição é uma homenagem ao mês das crianças.

Mandalas

O público poderá conferir também a exposição coletiva “Mandalas”, parte do Projeto “Conexões Visuais” da Unimontes. A mostra traz diversas mandalas artísticas que combinam tradição e espiritualidade. Com traçados geométricos que simbolizam equilíbrio e harmonia, a mostra oferece ao visitante uma experiência contemplativa e introspectiva, representando uma ponte entre o antigo e o moderno, além de promover uma interação única com o público.

Transeuntes

A exposição “Transeuntes”, realizada pela Aliança Nacional LGBTQIA+ e pelo fotógrafo Lucas Viggi, retrata a luta e a visibilidade das pessoas trans em Montes Claros. As fotografias foram capturadas no centro da cidade e refletem a interação e as barreiras enfrentadas por pessoas transexuais e travestis no espaço social. Com o objetivo de provocar uma reflexão sobre inclusão e respeito, a exposição busca trazer um novo olhar para a vivência das pessoas trans e estimular questionamentos sobre a liberdade e os direitos de todos.

Sobre o Museu

O Museu Regional do Norte de Minas

O Museu Regional do Norte de Minas – MRNM – tem como prioridade desenvolver atividades voltadas para a pesquisa, a identificação, a conservação e a divulgação de registros da cultura material e imaterial do Norte de Minas. A educação patrimonial é uma de suas principais funções que, por meio de ações voltadas ao público, divulga seus acervos, visando a ampliação e a qualificação do acesso à cultura e ao patrimônio da região.

Serviço

Endereço: Rua Cel. Celestino, 75, Centro. Montes Claros, MG.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, 08 às 18h. Último domingo do mês: 09 às 13h.
Entrada franca
Para exposições guiadas de grupos, enviar e-mail para agendamentomrnm@gmail.com.

Relacionadas

Unimontes participa de Fórum da Secretaria Estadual de Cultura sobre Gestão de Documentos
Unimontes realiza cerca de mil atendimentos odontológicos gratuitos por mês
Curso de Serviço Social da Unimontes recebe nota máxima pela Secretaria de Educação
Conselho Universitário
Consu realiza reunião ordinária e homologa resultado de eleiçao de novos conselheiros
Unicopa começa nesta quinta-feira com a participação de 11 atléticas da Unimontes
Centro “Mais Vida”/Crasi do HUCF promoverá evento “Tarde Rosa” dedicado aos cuidados com a saúde da mulher